11 atletas do Circuito Brasileiro Master de Bodyboarding ficaram feridos com lesões graves após contato com água-viva na praia de Taíba. Equipe de mulheres do Corpo de Bombeiros os levou para o posto de saúde.
Um incidente envolvendo águas-vivas causou ferimentos em 15 pessoas na praia de Taíba, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. Segundo informações da prefeitura local, os incidentes ocorreram ao longo do final de semana, entre sexta e domingo. Apesar dos sustos, felizmente não houve ferimentos graves ou queimaduras.
As águas-vivas, também conhecidas como medusas, são animais marinhos pertencentes ao filo dos celenterados. Sua picada pode causar dor intensa e irritação na pele, mas na maioria dos casos não é considerada grave. É importante sempre ficar atento e evitar o contato com esses animais ao nadar no mar.
Atletas do Circuito Brasileiro Master de Bodyboarding são feridos por águas-vivas
Os lesionados foram assistidos em um centro de saúde da região. Entre os 15 indivíduos lesionados, 11 eram competidores que estavam participando do Circuito Brasileiro Master de Bodyboarding, competição nacional que ocorreu em São Gonçalo do Amarante no último final de semana. Outras duas pessoas eram turistas e mais dois eram residentes locais.
Na terça-feira (26), um nadador foi internado após ter tido contato com uma medusa na praia de Iracema, em Fortaleza. Auxiliado por uma equipe de mulheres que estavam praticando canoagem, o homem experimentou dificuldade para respirar e apresentou tosse. Ele foi prontamente atendido e teve alta médica. Na quinta-feira (28), centenas de águas-vivas foram avistadas na praia do Mucuripe, em Fortaleza.
Anteriormente, no domingo (24), banhistas sofreram queimaduras na praia da Barra do Ceará, também na capital cearense. O Corpo de Bombeiros do Ceará aconselha que qualquer pessoa que tenha queimaduras causadas por contato com água-viva deve lavar a área afetada com água salgada, nunca com água doce, que pode agravar a situação.
A orientação também é evitar entrar na água caso seja perceptível a presença de águas-vivas ou sair da água imediatamente após identificá-las.
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo