Alongamentos são benéficos para saúde física e mental, aliviando tensões musculares e dores tensionais sem a prática de um conjunto de exercícios.
A norma é clara: antes de começar qualquer treino é essencial fazer alongamento. Apesar de ser uma prática comum entre os adeptos de atividades físicas, muitas vezes subestimamos o impacto positivo que o alongamento pode ter em nosso desempenho. O MinhaVida teve uma conversa com Matheus Vianna, treinador pessoal da equipe do Instituto Nutrindo Ideais, para discutir os benefícios de se fazer alongamento de forma adequada.
Além disso, Matheus ressaltou a importância de incluir exercícios de alongamento regularmente em sua rotina esportiva. Ele enfatizou que a prática consistente de alongamento pode não só melhorar o desempenho durante o treino, mas também prevenir lesões. Portanto, não subestime o poder do alongamento em sua prática esportiva.
Importância do Alongamento na Prática Esportiva
Por que devemos nos alongar antes e depois dos exercícios físicos? O alongamento se caracteriza pelo conjunto de exercícios de alongamento utilizados para promover flexibilidade e amplitude de movimentos. Dessa forma, o corpo é preparado para sair da inatividade e iniciar uma prática física. Por conta disso, o ideal como pré-exercício é que seja realizado um aquecimento e os exercícios de alongamento entram nesse momento de forma dinâmica, conforme esclarece o personal trainer.
Benefícios dos Exercícios de Alongamento
Da mesma forma, após a prática esportiva, o alongamento ajuda a estabilizar o corpo e relaxar a musculatura. Ao evitar tensões musculares, é possível reduzir o risco de dores tensionais, como dores nas costas e nas articulações. Após a prática esportiva, os músculos podem aparentar mais tensões; por conta disso, os exercícios de alongamento podem ser utilizados no intuito de relaxar a musculatura que foi utilizada no treino, conforme informa Vianna.
Benefícios do Alongamento na Prática Esportiva
Quais os benefícios do alongamento? De forma geral, o alongamento promove os seguintes benefícios: Aumenta a amplitude dos movimentos, promove flexibilidade, melhora a circulação sanguínea, auxilia na execução de atividades físicas, reduz o encurtamento muscular, ajuda a evitar lesões e promove relaxamento muscular.
Prática Regular de Alongamento
Podemos nos alongar mesmo sem praticar exercícios físicos? Ao contrário do que muitos pensam, os alongamentos não precisam ser realizados apenas quando houver a prática de exercícios físicos, trazendo resultados se praticados regularmente. ‘Além do efeito de ganho de amplitude, diminuição do enrijecimento das articulações, também temos efeitos cardiovasculares que podem gerar relaxamento físico e mental’, destaca Matheus Vianna.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo