Grêmio e Internacional disputaram a vaga na final do Gaúcho em apenas 8 das 24 oportunidades no século, mostrando hegemonia máxima e sendo considerados intrusos na decisão.
O clássico GreNal é sempre um dos pontos altos do futebol gaúcho, com uma rivalidade intensa entre Grêmio e Internacional. O próximo confronto entre os clubes está marcado para o próximo fim de semana.
O clássico GreNal é conhecido por sua atmosfera única e histórica, sempre trazendo muita emoção para os torcedores. Os jogos costumam ser disputados e imprevisíveis, com lances que ficam marcados na memória dos apaixonados por futebol.GreNal.
GreNal: Internacional eliminado e clássico Grenal não acontecerá na final
Antes mesmo da definição de quem avança, uma coisa já é certa: 2024 será mais um ano sem o maior clássico do estado na decisão. Isso porque o Internacional caiu nos pênaltis para o Juventude, na segunda-feira (25), e completou o terceiro ano consecutivo sem estar na final do Gauchão.
Internacional deixa de lado hegemonia no GreNal
A eliminação colorada aumenta uma estatística surpreendente. No atual século, os times de maior rivalidade do Rio Grande do Sul fizeram apenas oito finais diretas em 24 oportunidades, o que representa apenas um terço dos confrontos desde 2001. Nas outras 16, ou Grêmio ou Inter esteve presente, mas com a companhia de outras equipes, sem o tradicional clássico GreNal. Juventude, em cinco oportunidades, Caxias e XV de Novembro, três vezes, além de Canoas, Ypiranga, Lajeadense, Novo Hamburgo e Brasil de Pelotas, uma vez cada, foram os intrusos na decisão do Gaúchão. Veja abaixo as finais no século:
GreNal x hegemonia máxima: um duelo histórico
- 2001 – Grêmio x Juventude – Grêmio campeão
- 2002 – Internacional x XV de Novembro – Internacional campeão
- 2003 – Internacional x XV de Novembro – Internacional campeão
- 2022 – Grêmio x Ypiranga – Grêmio campeão
- 2023 – Grêmio x Caxias – Grêmio campeão
- 2024 – Juventude espera Grêmio ou Caxias
[…]
No século, das 23 finais disputadas até agora, hegemonia máxima de Grêmio e Internacional.
Colorada: tradição do GreNal e finais diretas
A única vez que um dos dois foi surpreendido por uma equipe menor aconteceu em 2017, quando o Novo Hamburgo conquistou o título inédito. Das outras vezes, o Imortal venceu em 10 oportunidades (é o hexacampeão consecutivo), enquanto o Colorado levantou a taça 12 vezes, tendo obtido também o hexacampeonato entre 2011 e 2016.
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo