Consultoria do Rally da Safra ajusta estimativa da colheita para 156,5 mi toneladas com base em imagens de satélite e análise de safra.
Consultoria por meio de imagens de satélite, e após as análises de campo colhidas pela expedição Rally da Safra, a Agroconsult passou a estimar uma área plantada de soja no país nesta safra 2023/24 de 46,4 milhões de hectares, 753 mil a mais do que calculava anteriormente e com aumento de 1,2 milhão de hectares em relação ao número da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A empresa de consultoria Agroconsult conta com especialistas em agricultura que realizam análises detalhadas para fornecer as melhores estimativas do setor. O trabalho dos especialistas é fundamental para orientar os produtores rurais e garantir decisões estratégicas precisas.
Consultoria aumenta previsão de colheita de soja
Com isso, a consultoria ajustou sua previsão para a colheita da oleaginosa para 156,5 milhões de toneladas, 4,3 milhões acima de sua última previsão e volume 6,5% superior ao que consta no mais recente relatório da estatal vinculada ao Ministério da Agricultura – 146,9 milhões de toneladas, ante 154,6 milhões em 2022/23, um novo recorde.
Metodologia do Rally da Safra e imagens de satélite
Ao longo dos últimos 20 anos do Rally da Safra, estivemos muito focados em ir a campo com rigor metodológico para trazer as melhores informações a respeito da produtividade de cada uma das regiões do Brasil.A produtividade, porém, é apenas um dos fatores de produção. Há três anos definimos o objetivo de acrescentar à metodologia do Rally a validação da área plantada por meio de imagens de satélite.
Expansão da consultoria na análise de safra
Investimos então na implementação do Cropdata, uma ferramenta de análise de safra que utiliza algoritmos para analisar, processar e classificar imagens de satélite’, explica André Debastiani, sócio da Agroconsult e coordenador do Rally da Safra. Em relação à estimativa da Conab – que também usa imagens de satélites e faz análises de campo – para a produção brasileira de soja em 2023/24, o novo número da consultoria representa um novo recorde histórico.
Problemas climáticos e exportações globais
Ocorre que a conta da Agronconsult para a temporada passada (162,4 milhões de toneladas) também é diferente da que está no quadro da estatal federal. Ou seja, na visão da consultoria de fato haverá uma redução da colheita em 2023/24, por causa dos problemas climáticos provocados pelo El Niño, mas o buraco é mais em cima. Desde janeiro, o Rally da Safra esteve em 15 Estados do país durante as fases de desenvolvimento das lavouras e de colheita de soja. O Brasil lidera a produção e as exportações globais do grão.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo