Estudo revela impacto do garimpo ilegal de ouro na região de Roraima, destacando preocupações com a saúde das populações expostas.
Um estudo feito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) revelou que a presença de mercúrio em produtos de beleza pode trazer riscos à saúde, tendo em vista a toxicidade desse metal. Os pesquisadores encontraram altas concentrações de mercúrio em amostras de cremes faciais comercializados ilegalmente.
O mercúrio é conhecido por ser um metal líquido em temperatura ambiente, sendo também chamado de hidrargiro por sua denominação química. Essa subtância prateada é altamente tóxica e pode causar sérios danos ao sistema nervoso.
Impacto do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia
De acordo com os pesquisadores, o estudo mostra uma situação preocupante e contribui para aprofundar o conhecimento sobre os impactos do garimpo ilegal de ouro na região. ‘Existem metais, como o zinco, o ferro e o selênio, que tem uma importância para o organismo. Eles estão envolvidos no metabolismo do ser humano. O ferro, por exemplo, faz parte da formação da hemoglobina.
Os efeitos deletérios do mercúrio
Mas o mercúrio não desempenha nenhum papel no metabolismo humano. Por isso, ele é considerado um contaminante químico. E a ciência vem desde os anos 1950 acumulando evidências sobre seus efeitos deletérios para a saúde’, explica Paulo Basta, pesquisador da Fiocruz.
Populações expostas ao hidrargiro
O estudo, intitulado Impacto do mercúrio em áreas protegidas e povos da floresta na Amazônia: uma abordagem integrada saúde-ambiente, teve o apoio da organização não governamental Instituto Socioambiental (ISA) e mobilizou duas instâncias da Fiocruz: a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio.
Níveis preocupantes de mercúrio encontrados
As aldeias envolvidas no estudo situam-se na região do Alto Rio Mucajaí e reúnem yanomamis do subgrupo ninam. Ao todo, foram examinadas 287 amostras de cabelo de indivíduos de variadas faixas etárias, incluindo crianças e idosos. Em 84% delas, foram encontrados níveis de mercúrio acima de 2,0 microgramas de mercúrio por grama de cabelo (µg/g).
Desintrusão de invasores e impactos do garimpo ilegal
Nessa faixa já é obrigatória a notificação dos casos no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), através do qual são produzidas estatísticas oficiais que balizam as medidas a serem adotadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).Além disso, chama atenção que, em 10,8% das análises, os níveis ficaram acima de 6,0 µg/g.
Deficiências de estatura e os impactos do mercúrio
A pesquisa indica a necessidade de atenção especial com essa parcela da população. Os pesquisadores apontam que os maiores níveis de exposição foram detectados em indígenas que vivem nas aldeias localizadas mais próximas aos garimpos ilegais.A Terra Yanomami ocupa mais de 9 milhões de hectares e se estende pelos estados de Roraima e do Amazonas. É a maior reserva indígena do país.
Desafios enfrentados pelas populações yanomamis
Os resultados do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que mais de 27 mil indígenas vivem nessa área.A presença do garimpo ilegal nesse território é um problema de décadas. O mercúrio é usado no processo de separação do ouro dos demais sedimentos.
Consequências da contaminação por mercúrio
Sendo uma atividade clandestina, que busca driblar a fiscalização, geralmente não são adotados cuidados ambientais. O mercúrio acaba sendo despejado nos rios e entra na cadeia alimentar dos peixes e de outros animais.
Comprometimento do sistema nervoso central
Além da contaminação, o avanço do garimpo ilegal tem sido relacionado com outros problemas de saúde enfrentados pelas populações yanomamis, tais como a desnutrição e o aumento de diferentes doenças, sobretudo a malária.Em janeiro do ano passado, a repercussão da crise humanitária vivenciada nessas aldeias gerou uma comoção nacional.
Riscos para gestantes e crianças
Segundo dados do Ministério dos Povos Indígenas, apenas em 2022, morreram 99 crianças yanomamis com menos de cinco anos, na maioria dos casos por desnutrição, pneumonia e diarreia. Então recém-empossado, o governo liderado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva anunciou uma série de ações governamentais, incluindo o combate às atividades clandestinas.
Impactos do mercúrio no organismo humano
No entanto, passados mais de um ano, o garimpo ilegal continua ocorrendo no território.De acordo com Paula Basta, a presença de mercúrio no organismo pode afetar qualquer local do corpo humano e qualquer órgão. Há relatos de danos, por exemplo, aos rins, ao fígado e ao sistema cardiovascular, gerando aumento da pressão arterial e risco de infarto.
Substância prateada e seus efeitos nocivos
Mas o maior afetado geralmente é o sistema nervoso central. Paulo Basta observa que os sintomas geralmente começam brandos e evoluem e que, muitas vezes, há dificuldade para reconhecer que eles estão associados à exposição ao mercúrio.’No cérebro, ele provoca lesões definitivas, irreversíveis.
Impactos cognitivos do mercúrio em crianças e gestantes
Adultos submetidos à exposição crônica podem ter alterações sensitivas que envolvem alterações na sensibilidade das mãos e dos pés, na audição, no paladar. Pode envolver também insônia e ansiedade.
Recomendações para lidar com a exposição ao mercúrio
Fonte: © Notícias ao Minuto
Comentários sobre este artigo