Entidade divulgou documento sobre quartas da Copa, uso de força, cartão vermelho direto, revisão na ARA e conduta violenta.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou hoje a súmula da partida entre Bahia e Botafogo, onde houve a expulsão de um jogador do time carioca.
No decorrer do jogo, houve uma jogada polêmica que resultou em um cartão vermelho para o atleta do Botafogo, causando revolta entre os torcedores presentes no estádio.
Expulsão por uso de força excessiva nas quartas da Copa
No relatório oficial, Rafael Rodrigo Klein detalha os motivos que levaram à expulsão de Gregore, meio-campista do Alvinegro. O árbitro descreveu a ação como um caso de ‘uso de força excessiva’ por parte do jogador do Glorioso durante o confronto com o lateral-direito Santiago Arias, que acabou sendo atingido no rosto pela mão do adversário.
Decisão polêmica: cartão vermelho direto após revisão na ARA
Aos 46 minutos do primeiro tempo, depois de uma revisão no sistema de árbitro de vídeo, foi tomada a decisão de expulsar Gregore, identificado com a camisa número 26 e sob o nome de Gregore de Magalhães Silva Favero, do time S.A.F. Botafogo. O motivo foi o contato direto da mão do jogador com o rosto de Santiago Arias, camisa número 13, em um lance considerado de uso de força excessiva, fora do contexto da disputa de bola e com o jogo já paralisado.
Controvérsia na expulsão: análise da conduta violenta
Renata Ruel, especialista em arbitragem dos canais ESPN, apontou um erro do VAR na intervenção que resultou na expulsão de Gregore. Para ela, não houve conduta violenta que justificasse a ação disciplinar. Ruel criticou a interferência do VAR em situações que deveriam ser decididas pelo árbitro em campo, alegando que o sistema está sendo utilizado de forma excessiva.
Aos 41 minutos do segundo tempo, com um jogador a mais, o Bahia conseguiu marcar o gol da classificação. Em um rápido contra-ataque, Lucho Rodríguez, que entrou na partida na segunda etapa, recebeu um passe de Everton Ribeiro e finalizou com sucesso. O uruguaio deixou sua marca com a camisa tricolor.
Próximos compromissos do Bahia:
– Vitória (C) – 11/08, 16h (de Brasília) – Brasileirão
– Grêmio (F) – 17/08, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
– Botafogo (C) – 25/08, 16h (de Brasília) – Brasileirão
Próximos jogos do Botafogo:
– Juventude (F) – 11/08, 11h (de Brasília) – Brasileirão
– Palmeiras (C) – 14/08, 21h30 (de Brasília) – CONMEBOL Libertadores
– Flamengo (C) – 18/08, 18h30 (de Brasília) – Brasileirão
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo