Ataque no Crocus City Hall em Moscou na sexta-feira (22) reivindicado pelo Estado Islâmico, gerando investigação do comitê e provocando medo entre os moradores locais.
O número de vítimas fatais do atentado ocorrido em uma escola na cidade de Kazan, na Rússia, aumentou para 9, segundo informações divulgadas nesta terça-feira (22) pelas autoridades locais. O atentado chocou o país e repercutiu internacionalmente, levantando debates sobre a segurança nas instituições de ensino.
A população russa está em estado de choque com mais esse triste episódio de violência. O presidente Vladimir Putin se manifestou sobre o atentado, prometendo medidas enérgicas contra os responsáveis pela tragédia e reforçando o compromisso do governo em garantir a segurança da população. O mundo todo está de olho na situação e esperando por justiça.
Nova onda de atentados em Moscou
As Forças de Al-Asad, com o apoio de Moscou, conquistaram uma vitória importante há quatro anos ao expulsar totalmente o Estado Islâmico da Síria. No entanto, o terror parece ter voltado com força total para a Rússia, com um novo atentado chocante que deixou marcas profundas na população.
Suspeitos de atentado transferidos para interrogatório
Os suspeitos de terem cometido o atentado foram capturados e transferidos para o quartel-general do comitê de investigação. Estrangeiros, eles tentavam fugir para a Ucrânia no momento em que foram detidos, revelou o presidente russo, Vladimir Putin.
Comoção em Crocus City Hall
Centenas de pessoas se reuniram em frente à prefeitura de Crocus City Hall para prestar homenagens às vítimas do atentado. O presidente russo decretou três dias de luto nacional em memória das 133 mortes causadas pelo terrível ataque. Um morador local compartilhou seu lamento pela perda de dois amigos.
Repercussão internacional do ataque terrorista
O papa Francisco classificou o atentado como uma ação desumana que ofende a Deus, durante a missa de Domingo de Ramos. A violência demonstrada pelo braço do grupo terrorista Estado Islâmico gerou comoção e revolta em todo o mundo, com líderes e governos condenando veementemente o ato.
Detalhes do atentado no Crocus City Hall
O ataque, reivindicado pelo Estado Islâmico, ocorreu na casa de shows Crocus City Hall e foi o mais letal dos últimos 20 anos na Rússia. Quatro homens armados invadiram o local durante os preparativos para o show da banda Picnic. O presidente Putin confirmou a prisão dos terroristas e de outros envolvidos no planejamento.
Cenas de terror e desespero
Testemunhas relatam que os homens abriram fogo contra o público presente, deixando um rastro de destruição e pânico. O vídeo feito por um dos sobreviventes mostra a violência do ataque, com gritos e tiros ecoando pelo ambiente. Muitas pessoas se viram encurraladas no subsolo da casa de shows, buscando desesperadamente por segurança.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo