Em 1971, jato desapareceu nos EUA durante uma noite de segunda-feira com cinco pessoas a bordo.
53 anos após o sumiço de um avião privado, especialistas acreditam ter localizado os destroços da aeronave. O acidente ocorreu em 1971, quando o avião, que levava cinco homens, desapareceu durante uma tempestade de neve em Vermont, nos Estados Unidos. Neste sábado (15), contudo, o Jato Commander parece ter sido descoberto no Lago Champlain, no leste do país.
Os destroços do avião foram encontrados por uma equipe de mergulhadores que investigava a região. A descoberta dos destroços da aeronave traz esperança para as famílias das vítimas, que há décadas aguardam por respostas. A localização do avião pode finalmente trazer algum conforto e encerramento para esse mistério de longa data.
O misterioso desaparecimento de um jato corporativo nos Estados Unidos
De acordo com a CBS News, a aeronave decolou do aeroporto de Burlington em direção a Providence, Rhode Island, na segunda-feira (10) de fevereiro de 1971. Durante a noite, o jato desapareceu misteriosamente. A última comunicação por rádio com o piloto ocorreu quando ele sobrevoava a água. A bordo estavam dois tripulantes e três funcionários da empresa de desenvolvimento Cousin’s Properties, de Atlanta, na Geórgia.
As buscas iniciais não encontraram destroços, e o lago, que tem 120 metros em seu ponto mais profundo, congelou quatro dias depois. Pelo menos 17 outras buscas foram realizadas, sem sucesso. Até que, recentemente, o pesquisador subaquático Garry Kozak fez uma descoberta surpreendente.
Garry Kozak e sua equipe encontraram destroços de um jato com características semelhantes a 60 metros da Ilha Juniper, localizada a pouco mais de cinco quilômetros a sudoeste de Burlington. Com todas essas evidências, Kozak afirmou com 99% de certeza que se trata do avião desaparecido. A descoberta trouxe alguma conclusão para as famílias das vítimas, respondendo a muitas perguntas que tinham.
Kozak explicou que a demora na busca se deve ao fato de que os aviões se partem em muitos pedaços difíceis de detectar. ‘Um jato parece uma pilha de pedras, literalmente. Então, para a maioria das pessoas que olham para os dados do sonar, eles podem ignorá-los porque dirão: ‘Oh, isso parece geologia”, completou o pesquisador.
Embora os parentes estejam gratos pela descoberta da aeronave, a notícia também trouxe mais dúvidas e feridas antigas. Barbara Nikita, sobrinha do piloto George Nikita, expressou seus sentimentos em uma entrevista à Associated Press. ‘Ter isso encontrado agora… é uma sensação de paz, mas ao mesmo tempo é uma sensação muito triste’, lamentou.
O pai de Frank Wilder Jr. era passageiro do avião, e a descoberta trouxe um misto de alívio e angústia. Agora, o Conselho Nacional de Segurança em Transportes está investigando para confirmar a identidade da aeronave. Os familiares das vítimas planejam realizar um memorial em homenagem aos que estavam a bordo do jato desaparecido.
Fonte: @ Hugo Gloss
Comentários sobre este artigo