Investidores reagem ao crescimento da atividade econômica na zona do euro divulgado esta quinta-feira, com destaque para o índice de gerente de compras.
A atividade econômica é essencial para o funcionamento de qualquer sociedade, pois está relacionada à produção, distribuição e consumo de bens e serviços. Através da atividade econômica, as empresas geram riqueza, empregos e contribuem para o desenvolvimento do país.
O crescimento econômico está diretamente ligado à atividade positiva, que envolve o aumento da produção e do consumo, impulsionando a economia como um todo. Investimentos em infraestrutura e inovação são fundamentais para estimular a atividade econômica e garantir o crescimento econômico sustentável a longo prazo.
Atividade Econômica em Destaque nos Índices Acionários Europeus
Os principais índices acionários europeus registram avanços nesta manhã, impulsionados por dados que apontam para o crescimento da atividade econômica na zona do euro no último mês. Os agentes do mercado também aguardam com expectativa a publicação da ata da mais recente reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE), programada para às 8h30.
Por volta das 7h45 (horário de Brasília), o índice Stoxx 600 apresentava uma leve alta de 0,10%, atingindo 510,53 pontos.
Grupo de Comunicação e Crescimento Econômico
Um dos destaques do dia são as ações do grupo de comunicação Future, que registram valorização de 12% em Londres após a companhia reportar crescimento nas receitas. De acordo com a Scope Markets, as empresas financeiras e mineradoras estão impulsionando o FTSE 100, contribuindo para o otimismo no início do pregão europeu.
O índice de gerente de compras (PMI) composto da zona do euro alcançou 50,3 pontos em março, superando os 49,2 registrados no mês anterior e atingindo o nível mais alto em 10 meses, conforme divulgado pela S&P Global e o Hamburg Commercial Bank (HCOB). O PMI composto da Alemanha também apresentou um aumento, alcançando 47,7 pontos em março.
Confiança no Crescimento e nas Empresas Financeiras
Em contrapartida, o PMI composto do Reino Unido teve uma leve queda de 53 para 52,8 no mesmo período. A perspectiva de melhora para o setor de manufatura e commodities está trazendo um otimismo considerável para os índices europeus, com os traders demonstrando confiança no cenário econômico, especialmente com a expectativa de cortes nas taxas pelos bancos centrais a partir de junho.
No mês de fevereiro, o índice de preços ao produtor (PPI) da zona do euro registrou uma queda de 8,3%. Esses dados refletem a dinâmica da atividade econômica na região, que segue sendo monitorada de perto pelos investidores em busca de oportunidades no mercado financeiro.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo