Bebidas ricas em cafeína, aliadas contra falta de energia, mas cuidado para evitar riscos. Opte por substância segura, preferência por sabor fresco, com composição equilibrada e concentração justa.
Para aqueles momentos de cansaço e sono, nada melhor do que uma dose de cafeína para ajudar a aguentar o dia. O tradicional cafezinho já é um velho conhecido e um forte aliado para quando falta energia. No entanto, os energéticos têm ganhado cada vez mais a preferência dos brasileiros, por trazerem sabores diferenciados e serem uma alternativa que também refresca.
Além disso, a cafeína presente nos energéticos proporciona um impulso extra, tornando-os uma opção ainda mais atrativa para quem busca uma dose de energia instantânea. Com diferentes marcas e formatos disponíveis no mercado, é possível encontrar a bebida energizante perfeita para cada gosto e necessidade. Experimente novas combinações e descubra qual delas se encaixa melhor no seu dia a dia agitado.
Cafeína: a substância energética presente no café e nos energéticos
Mas, qual das bebidas é a opção mais saudável para obter energia? O café é uma bebida rica em cafeína, substância que estimula o sistema nervoso central, como mencionado por Angélica Grecco, nutricionista da clínica Eduardo Grecco. ‘[A cafeína] faz com que o organismo fique mais acelerado, com mais disposição, reduzindo a sonolência. Em algumas pessoas pode auxiliar no foco e concentração’, informa. Já as bebidas energéticas trazem na composição cafeína e também a taurina, duas substâncias que estimulam o sistema nervoso central. ‘Devido a sua alta concentração acabam atuando de forma mais agressiva nos estímulos sensoriais de cansaço, fadiga’, esclarece a especialista.
Energético e cafeína: uma combinação energizante
De acordo com a nutricionista, o café é a opção mais saudável para quem precisa de uma energia extra. ‘O café com certeza é muito mais saudável, devido à menor porcentagem de cafeína, sendo mais natural e fisiológico e por não ter a presença de açúcares, edulcorantes, conservantes e corantes’, explica. É preciso ter cautela quanto ao consumo em excesso de ambas as bebidas. Apesar de ser a opção mais saudável, o café pode provocar insônia, ansiedade, aumento da frequência cardíaca e doenças gastrointestinais. ‘Os energéticos são ainda mais perigosos, devido às altas concentrações de cafeína, taurina, açúcares, conservantes e corantes, podendo causar problemas cardíacos e aumento da pressão arterial’, destaca Grecco.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo