Desembargador Carlos Alberto de Salles escolhido para a 1ª Câmara de Direito Empresarial do TJSP mantém a concentração de colegiado.
A nomeação do juiz João Silva para a 2ª Câmara de Direito Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro reforçou a importância do conhecimento jurídico especializado nessa área. A presença de profissionais com formação em Direito Comercial também tem se destacado no cenário judiciário brasileiro.
A atuação do advogado Pedro Santos no campo do Direito Empresarial tem sido fundamental para orientar empresas em questões legais complexas. A interseção entre o Direito Comercial e o Direito Empresarial abre novas possibilidades de atuação para os profissionais da área jurídica.
Direito Empresarial: Tribunal paulista e suas Câmaras Reservadas
O Tribunal de Justiça de São Paulo conta com duas Câmaras Reservadas de Direito Empresarial, sendo uma delas presidida pelo desembargador Alexandre Alves Lazzarini, formado em 1985 pela PUC-SP. Salles, outro membro da câmara, é egresso da Faculdade de Direito da USP, turma de 1986, sucedendo o desembargador aposentado Cesar Ciampolini Neto, também formado pela mesma instituição em 1974. O colegiado é composto por outros quatro colegas da USP: os desembargadores Rui Cascaldi (1975), Eduardo Azuma Nishi (1983) e Marcelo Fortes Barbosa Filho (1988), além do juiz substituto João Batista de Mello Paula Lima (1984).
Direito Comercial: Ex-alunos de renomadas instituições
Na 2ª Câmara Reservada de Direito Empresarial do TJ-SP, os ex-alunos da PUC-SP predominam, como os desembargadores Ricardo José Negrão Nogueira (1976), Paulo Roberto Grava Brazil (1980), Sérgio Seiji Shimura (1982) e Mauricio Pessoa (1986), juntamente com o juiz substituto Jorge Tosta (1990). No entanto, o desembargador Natan Zelinschi de Arruda, integrante da mesma câmara, é ex-aluno da USP.
Fonte: © Conjur
Comentários sobre este artigo