Palestras, debates e celebrações no Palais conectam e ampliam a presença de grupos minoritários no evento criativo, promovendo diversidade e inclusão.
Meio & Mensagem 14 de junho de 2024 – 16h22 (Crédito: Celina Filgueiras) Quando Adrianne Smith participou pela primeira vez do Cannes Lions, em 2017, ela sentiu-se energizada pelo ambiente criativo do evento mas notou algo preocupante. ‘Das 20 mil pessoas presentes, apenas 200 se pareciam comigo’, relembra a sênior VP e chief diversity and inclusion officer da FleishmanHillard. O Cannes Lions é um dos festivais mais renomados do mundo, que reúne profissionais da indústria criativa para celebrar a excelência e a inovação no campo da publicidade e comunicação.
Adrianne Smith destaca a importância de promover a diversidade e a inclusão no Festival de Cannes. Ela acredita que é fundamental criar um ambiente onde todas as vozes sejam ouvidas e representadas. A diversidade não é apenas uma questão de representatividade, mas também de criatividade e inovação. É preciso garantir que todos tenham a oportunidade de brilhar no Cannes Lions e contribuir com suas perspectivas únicas para o cenário criativo global.
Cannes Lions: Evento de Criatividade e Inclusão
Então, cada pessoa não-branca que eu via, fazia questão de acenar. A maior parte dessas 200 pessoas, provavelmente, eram equipes de suporte ou de apoio’, declarou. Essa surpreendente falta de diversidade no Festival de Cannes levou Smith a criar a Inkwell Beach, a primeira área de diversidade e inclusão na praia do festival. Essa é uma de um grupo crescente de ativações criadas para amplificar vozes diversas a um festival que nasceu há sete décadas e que vem evoluindo de forma lenta.
Cannes Lions: Compromisso com a Diversidade e Inclusão
Por meio de esforços de grupos independentes como o de Smith – e o do próprio Festival, que nomeou seu primeiro chief DE&I officer – Cannes fez progressos no sentido de se tornar mais inclusivo, mas muitas pessoas dizem que ainda há muito a ser feito. Abaixo, estão algumas iniciativas voltadas aos temas de diversidade e inclusão que aparecerão em Cannes neste ano.
Cannes Lions: Iniciativas de Diversidade e Inclusão
Inkwell Beach A Cannes Can: Diversity Collective, organização sem fins lucrativos que lançou a Inkwell Beach, foi criada em 2019. O nome Inkwell Beach, dado em homenagem ao paraíso afro-americano localizado em Martha’s Vineyard, tem sido um pilar de oferta de conteúdo sobre diferentes temas do setor. Neste ano, entre os palestrantes do espaço estarão Queen Latifah, John Legend, Deepak Chopra, bem como executivos da Mastercard, Expedia, Translation, TikTok, McCann, Google e Microsoft.
Cannes Lions: Acesso à Equidade e Diversidade
O primeiro chief DE&I officer do Cannes Lions, Frank Starling, está trabalhando na ampliação do que ele chama de acessos de equidade ao festival. Para isso, o Cannes Lions prometeu investir mais de US$ 1 milhão para fornecer entradas gratuitas a membros de comunidades subrepresentadas. Essa iniciativa complementa alguns programas já existentes em Cannes, como o See It, Be It, que oferece participação gratuita no festival e mentorias a um grupo de 16 mulheres ou pessoas não-binárias, e o Lions Scholarship, que convida 10 pessoas com menos de 30 anos para participarem gratuitamente do evento.
Cannes Lions: Inovações em Diversidade e Inclusão
O Festival também criou uma área para pessoas com cães-guia nos palcos principais do Palais; instalou banheiros de gênero neutro e tecnologia integrada à sinalização para orientar pessoas com deficiência visual, de acordo com Starling, que, pela primeira vez, participará do Cannes Lions. É a primeira vez, também, que Cannes terá uma celebração pelo Eid-al-Adha, feriado islâmico que será comemorado na próxima segunda-feira, 17. O Google Beach irá sediar uma celebração Pride na terça-feira, 18, seguida de um evento LGBT+ oferecido por Revry no Palais na sexta-feira, 21. O festival também preparou um guia de acessibilidade neste ano.
Fonte: @ Meio&Mensagem
Comentários sobre este artigo