Dia Internacional das Pequenas Empresas, em 27 de junho, destaca a importância do setor para políticas de desenvolvimento econômico.
O Dia Internacional das Micro, Pequenas Empresas e Médias Empresas (MPMEs), celebrado em 27 de junho, destaca a relevância dos pequenos negócios e sua contribuição vital para a economia. As MPMEs são responsáveis por 99% dos empreendimentos no país, conforme dados do Ministério da Economia.
A valorização dos pequenos negócios é fundamental para o crescimento econômico sustentável, pois as pequenas empresas geram empregos, promovem a inovação e impulsionam o desenvolvimento local. Apoiar os pequenos negócios é investir no futuro, fortalecendo a diversidade e a resiliência do mercado empresarial.
Pequenos Negócios: Pilar do Desenvolvimento Econômico
Ao lado das médias empresas, as MPEs e pequenas empresas representam aproximadamente 90% de todos os negócios em funcionamento. O Dia Internacional de Pequenos Negócios, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017, destaca a relevância do pequeno empreendedor e a necessidade de políticas públicas para fomentar o desenvolvimento econômico.
O intuito é conscientizar sobre a importância da competitividade e redução de barreiras como acesso ao crédito e desigualdade de gênero. As micro e pequenas empresas movimentam cerca de R$ 420 bilhões ao ano, equivalente a 30% do PIB brasileiro.
Em 2023, houve um aumento de 6,6% na abertura de novos negócios, totalizando 859 mil empreendimentos, sendo 390,4 mil deles MPEs. Estima-se que o Brasil tenha pelo menos 2.300 novas MPEs abertas diariamente.
As MPEs são responsáveis por 80% das vagas de empregos formais geradas no país. Em 2023, mais de 1,1 milhão de vagas com carteira assinada foram abertas por essas empresas.
No setor de serviços, as MPMEs se destacam, representando 70% do PIB nacional. Entre as atividades mais buscadas durante a abertura de empresas, o setor de serviços mantém seu favoritismo.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo