A prova de língua, elaborada por Felipe Luccas, estava dentro do esperado para professores, com questões de múltipla escolha e redação entre 25.
O Concurso Nacional Unificado (CNU) teve um exame de português para os concorrentes a vagas que requerem apenas ensino médio. Os inscritos de nível superior realizaram provas distintas.
No segundo dia de avaliações, os candidatos tiveram que demonstrar suas habilidades na língua portuguesa, com questões que abordavam desde gramática até interpretação de texto. O exame foi considerado desafiador por muitos participantes.
Prova de Língua Portuguesa: Análise e Correção
Para os professores especializados na área, a prova de língua portuguesa do chamado ‘Enem dos concursos’, elaborada pela Fundação Cesgranrio, estava dentro do esperado. O professor Felipe Luccas, do Estratégia Concursos, destacou que a prova premiou quem estudou no perfil da banca, sem considerá-la fácil. Ao todo, a prova contou com 15 questões de múltipla escolha de língua portuguesa, sendo seis relacionadas a um artigo do Ipea sobre ciência e tecnologia, focando em interpretação textual, e nove questões sobre gramática.
A professora Adriana Figueiredo, também do Estratégia, enfatizou a importância de uma leitura aprofundada do texto para compreender não apenas o conteúdo, mas também a organização das ideias. Na parte de gramática, a banca abordou temas como hífen, adjetivos, concordância, prefixo e o uso correto de ‘onde’. A gestão do tempo foi crucial, já que os participantes tiveram 2h30 para responder as questões e escrever uma redação de 25 a 30 linhas.
No período da tarde, o concurso continuou com mais 45 questões de múltipla escolha de matemática, noções de direito e realidade brasileira. A correção das questões foi feita com base no ‘gabarito 1’, considerando a ordem das questões e alternativas. Destacaram-se questões de interpretação de texto e gramática, abordando diferentes aspectos da língua portuguesa. A prova exigiu dos candidatos não apenas conhecimento, mas também habilidade na resolução das questões dentro do tempo estipulado.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo