Principais coletores menstruais substituíveis para contato com mulher. Forma de substituição, material resistente hipoalergênico, tipos para gestantes e fluxo intenso.
Chamado de uma alternativa aos absorventes comuns, os coletores menstruais estão se tornando cada vez mais populares entre as mulheres do Brasil. Com sua composição de silicone flexível, o coletor menstrual é inserido na vagina para coletar o fluxo menstrual, proporcionando uma experiência mais confortável e sustentável durante o período menstrual.
Em comparação com os absorventes normais, os coletores menstruais oferecem uma opção mais ecológica e econômica para lidar com a menstruação. Além disso, os coletores menstruais promovem uma maior consciência do corpo feminino, permitindo que as mulheres se sintam mais conectadas e conscientes de seu ciclo menstrual.
Coletores Menstruais: Uma Revolução no Período Menstrual
Ele chegou ao período menstrual feminino para garantir maior liberdade para a mulher, podendo ser usado em práticas esportivas, na piscina, na praia e durando muito mais tempo que o absorvente convencional, diminuindo também a quantidade de lixo descartado durante a menstruação. Os coletores menstruais são uma forma inovadora de substituição dos absorventes normais, proporcionando uma alternativa mais sustentável e eficaz para o contato com a mulher.
Material Resistente Hipoalergênico: Segurança e Conforto
Qual é o material do coletor menstrual? Os coletores menstruais em sua maioria são feitos de Elastômero Termoplástico, também conhecido como TPE, que é um material hipoalergênico assim como o silicone, proporcionando segurança durante todo o uso, além de não alterar o pH natural da vagina. Por ser feito com um material resistente e hipoalergênico, ele não dá alergias como é o caso de absorventes internos e externos, sendo uma ótima opção para os períodos menstruais.
Coletores Menstruais: Escolha Consciente para a Saúde Feminina
Mas vale lembrar que o uso dos coletores menstruais são permitidos por até 12 horas dependendo do fluxo menstrual. Os coletores menstruais oferecem uma forma de substituição mais saudável e sustentável em comparação com os absorventes normais, proporcionando uma experiência de contato com a mulher mais confortável e segura.
Tipos de Coletores Menstruais: Escolha o Ideal para Você
Quais são os tipos de coletores menstruais? Ao todo existem três modelos principais de coletores menstruais que podem ser utilizados ao longo da vida e que vão de acordo com o fluxo menstrual e o momento em que está vivendo, são eles: Tipo 1 (A): Indicado para gestantes ou mulheres de fluxo intenso com mais de 30 anos. Possui 46mm de diâmetro, 82mm de comprimento e capacidade de coleta de até 28ml; Tipo 2 (B): Recomendado para pessoas com menos de 30 anos e que não passaram por uma gestação, podendo atender fluxos suaves a mais intensos. Este modelo de coletor conta com 40mm de diâmetro, 83mm de comprimento e capacidade de coleta de até 25ml; Menor: Indicado para adolescentes, mulher em período da pré-menopausa, virgens, com ressecamento vaginal, colo do útero mais baixo, canal vaginal estreito, período pós-parto (após quarentena) ou período de amamentação ou até mesmo mulheres que passaram por por uma cirurgia de reconstrução vaginal. O coletor possui 39mm de diâmetro, 63mm de comprimento e capacidade de até 12,5ml.
Durabilidade dos Coletores Menstruais: Sustentabilidade e Economia
Quanto tempo dura um coletor menstrual? Por se tratar de um produto reutilizável, o coletor menstrual pode durar cerca de dez anos dependendo da higienização e da preservação do objeto, o que é muito mais tempo que os absorventes convencionais. Dessa maneira, ele se torna uma opção ecologicamente correta e alinhada ao meio ambiente. Por ser feito com material maleável, ele se adequa à vagina, facilitando na hora de colocar e também durante o uso. Diferente dos absorventes descartáveis que podem ser usados por até quatro horas, os coletores tem um tempo de utilização entre 8 a 12 horas dependendo do fluxo menstrual.
Higienização do Coletor Menstrual: Cuidados Essenciais para a Saúde
Como higienizar o coletor menstrual? O coletor menstrual precisa ser higienizado constantemente para evitar possíveis infecções vaginais. Assim, ele deve ser fervido ao final de cada ciclo e higienizado com água e sabão neutro antes de cada colocação. Ao fim da menstruação, o coletor deve ser higienizado e armazenado em local seco e na embalagem recomendada pela a marca, para que seja evitada a proliferação de fungos e bactérias. Algumas marcas oferecem recipientes próprios para higienização e sacos.
Fonte: @ Minha Vida
Comentários sobre este artigo