Prefeitura de Manacapuru confirma seis desaparecidos, segundo familiares, com apoio da Secretaria de Estado, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros no Terminal Hidroviário.
O deslizamento de terra no Porto da Terra Preta, localizado em Manacapuru, Amazonas, causou preocupação na região. O incidente ocorreu nesta segunda-feira, 7, e o governo estadual confirmou que uma criança está desaparecida. No entanto, a Prefeitura de Manacapuru divulgou uma nota mencionando a possibilidade de seis desaparecidos, com idades entre 6 e 64 anos.
A instalação portuária do Porto da Terra Preta foi severamente afetada pelo deslizamento de terra, que pode ter sido causado por fatores naturais ou humanos. A infraestrutura do terminal foi comprometida, o que pode afetar a operação do porto e a economia local. A Prefeitura de Manacapuru e o governo estadual estão trabalhando juntos para avaliar a situação e encontrar soluções para minimizar os danos. A segurança é a prioridade nesse momento, e as autoridades estão fazendo tudo o que é possível para localizar os desaparecidos e prestar assistência às famílias afetadas.
Acidente no Porto da Terra Preta
O Porto da Terra Preta, um importante terminal hidroviário localizado em Manacapuru, foi palco de um acidente que deixou nove pessoas feridas e várias outras desaparecidas. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Regional Lázaro Reis, onde duas já receberam alta e sete permanecem em observação. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informou que as unidades de saúde da capital estão preparadas para receber eventuais novos feridos.
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), juntamente com equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, iniciaram as operações de busca e resgate ainda na tarde de segunda-feira. As ações foram interrompidas no início da noite por questões de segurança e serão retomadas na manhã desta terça-feira, 8. A polícia Civil e Militar também estão apoiando as operações de resgate.
O Porto da Terra Preta é um importante elo de conexão entre Manacapuru e outras áreas da região, abrigando o Terminal Hidroviário e a Secretaria Municipal de Pesca (Sempa). O local movimenta grande fluxo de pessoas envolvidas em atividades de carga e descarga, além de oferecer serviços de táxis e mototáxis.
Investigação e Responsabilidade
O DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) esclareceu que o Porto da Terra Preta não está sob sua responsabilidade, apenas a Instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) está sob a gestão do órgão. Técnicos do DNIT já estão no local para realizar inspeções e avaliar a extensão dos danos e os riscos à segurança da IP4.
O incidente no Porto da Terra Preta é provavelmente causado por um fenômeno sazonal conhecido como ‘terras caídas’, comum nesta época do ano na região. O DNIT acionou imediatamente as autoridades competentes, como Corpo de Bombeiros, Polícia e Defesa Civil. O porto estava em obras, mas continuava operando como um ponto estratégico para o transporte de passageiros e mercadorias.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo