Lanchonete condenada a pagar R$10 mil por danos morais por discriminação racial devido ao penteado black power de um cliente.
Reportagem do @trtsp2 revela que uma empresa foi processada e obrigada a indenizar em R$ 10 mil um funcionário que foi alvo de um comentário racista durante uma entrevista de promoção. A gerente, de forma racista, fez uma observação preconceituosa sobre o cabelo do trabalhador, demonstrando total falta de respeito e profissionalismo.
A atitude racista e preconceituosa da gerente da lanchonete não pode ser tolerada em um ambiente de trabalho. É importante que casos como esse sejam denunciados e punidos, para que haja conscientização e combate ao racismo e ao preconceito em todas as esferas da sociedade, inclusive no ambiente corporativo.
Racista loja discrimina penteado black power
À época, o homem exibia um penteado black power. Durante a audiência, a testemunha autoral mencionou que o responsável pela loja proibiu os trabalhadores de usarem cabelos grandes soltos ou barba.
E ainda ressaltou que o cabelo do colega estava dentro das regras, pois estava preso e ‘com a redinha’. Em decisão proferida na 44ª Vara do Trabalho de São Paulo-SP, a juíza Gabriela Sampaio Barros Prado Araújo concluiu que a empresa cometeu ato ilícito ao fazer comentários com conotação racista por parte da supervisora.
A chefe relacionou ‘uma característica física/estética pessoal do autor (cabelo) com as possíveis oportunidades de ascensão profissional do mesmo, o que, além de preconceituoso, revelou-se repugnante e desumano’. Na sentença, a magistrada destaca que o incidente é suficientemente grave para causar danos morais e psicológicos ao homem.
E esclarece que o fato de a gerente ter testemunhado a favor da empresa e ter negado as acusações não desqualifica o depoimento da testemunha autoral. Segundo a juíza, isso não serve como contraponto, ‘pois a gerente em questão é justamente a pessoa acusada da conduta ilícita, portanto com interesse direto no objeto da prova’. O processo ainda está sujeito a análise de recurso. Fonte: @trtsp2
Fonte: © Direto News
Comentários sobre este artigo