Comparar preços pode levar a uma economia de até 200% sem ter que usar aplicativos ou grupos no Whatsapp para escolher o melhor cardápio de alimentos tradicionais para a confraternização.
Quem não é fã de uma boa ceia de Natal ou Réveillon? É o momento perfeito para reunir a família e os amigos e aproveitar a companhia uns dos outros. No entanto, sabemos que economizar na ceia pode ser um desafio, mas é possível com um pouco de planejamento e criatividade.
Para economizar, é importante ter um orçamento definido e evitar gastos desnecessários. Uma dica é começar a planejar com antecedência e fazer uma lista de tudo o que você precisa comprar. Além disso, considere a economia de escala e compre em grandes quantidades para dividir com os convidados. Lembre-se de que a ceia não precisa ser luxuosa para ser deliciosa e agradável. Com um pouco de criatividade e planejamento, você pode criar uma ceia memorável sem quebrar o orçamento. Economizar não significa abrir mão do sabor e da qualidade. Com planejamento e criatividade, é possível ter uma ceia deliciosa e econômica.
Economize na Ceia de Natal e Réveillon com Essas Dicas
A ceia de Natal e Réveillon é um momento de confraternização e alegria, mas pode ser um desafio para o orçamento familiar. Com o aumento nos preços dos alimentos básicos, como carnes e frutas, muitas famílias estão procurando maneiras de economizar sem comprometer a qualidade da ceia.
Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o preço de carnes como lombo, pernil e filé mignon aumentaram entre 15% e 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Frutas como pêssego, uva e morango também registraram altas significativas nos preços.
Diante desse cenário, a educadora financeira da Neon, Daiane Alves, ressalta a importância de planejar com antecedência e fazer escolhas conscientes para manter as contas no azul e aproveitar o momento de confraternização.
‘Nesse momento do ano, somos tomados por sentimentos que podem fazer com que a gente desvie do foco, que é manter as contas equilibradas. Mas é possível montar uma linda ceia sem comprometer o orçamento’, destaca Alves.
Dicas para Economizar na Ceia de Natal e Réveillon
* Comece os preparativos com antecedência: assim dá tempo de organizar o local, os convidados e o cardápio sem ter que resolver tudo de última hora. Quando nos organizamos em cima da hora tendemos a optar por alimentos tradicionais que, devido a época do ano, tendem a estar mais caros e podem extrapolar o orçamento.
* Opte por utilizar produtos da estação (frutas, legumes e verduras): isso fará com que economize nas compras e, além disso, busque receitas mais simples ou analise a possibilidade de trocar alguns ingredientes de pratos típicos.
* Compare os preços: ao preparar com cuidado a lista de compras, é possível realizar uma pesquisa de preços entre os estabelecimentos, o que pode acarretar em uma economia de mais de 200%. Existem grupos no Whatsapp e aplicativos que já fazem essa comparação de preços dos produtos.
* Divida os custos e colabore: para reduzir gastos e tornar os preparativos mais leves, peça que cada família ou grupo de amigos contribua com um prato ou uma sobremesa. Além de economizar, essa prática torna o momento mais colaborativo e especial.
* Organize a demanda por bebidas: tem sido bastante comum os convidados levarem suas próprias bebidas para as celebrações conforme as preferências de consumo. Nesse caso, uma boa opção pode ser reunir todos os que preferem o mesmo tipo de bebida, por exemplo, e comprá-las em um local que venda por atacado. Assim, há como comprar em maiores quantidades e aproveitar melhores descontos. Depois é só dividir o custo da compra entre os participantes. Criar um grupo temporário no WhatsApp é uma boa opção para essa organização.
* Use a tecnologia a seu favor: considere a possibilidade de fazer as compras pelos aplicativos de supermercados, sem sair de casa. Frequentemente, essas lojas oferecem cupons de desconto, cashback e até frete grátis. Além de economizar tempo, essa é uma boa maneira de economizar dinheiro.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo