A vida na Terra iniciou há mais de 3 bilhões de anos, evoluindo de forma complexa. Como os primeiros organismos se desenvolveram?
Apesar de a teoria da geração espontânea ser rejeitada desde o século XVII, compreender a origem da vida a partir do não-vida ainda é um dos grandes desafios da ciência contemporânea.
Atualmente, diversas teorias e hipóteses são estudadas para explicar a origem da vida, sendo algumas delas amplamente aceitas pela comunidade científica. A busca por respostas sobre como a vida surgiu da não-vida continua a motivar pesquisadores em todo o mundo.
Novas Teorias Científicas sobre a Origem da Vida na Terra
Talvez por esse motivo, nunca antes na história do conhecimento humano houve tantas proposições científicas buscando respostas fundamentadas na química, física, astrobiologia, bioquímica e outras teorias. Enquanto a ciência ainda não fornece uma resposta definitiva, algumas hipóteses atualmente aceitas podem nos conduzir a compreender como a vida surgiu no nosso planeta.
Descubra abaixo quais são elas e conheça as 7 teorias sobre a origem da vida na Terra.
1. Abiogênese: a Vida na Terra Iniciou-se com um Raio
Estudos posteriores sugerem que o frasco de vidro da ‘vida’ pode ter afetado a experiência conduzida. Embora a ideia de uma origem não biológica da vida seja amplamente rejeitada pela ciência moderna, um experimento realizado por Stanley Miller e Harold Urey em 1953 mostrou que, sob certas condições, moléculas orgânicas complexas podem ser formadas a partir de moléculas simples, mesmo em um ambiente estéril.
Saiba mais: Estudo afirma que a Terra já possuía todos os elementos essenciais para a vida quando se formou, de acordo com um estudo. No estudo, atualmente contestado, a faísca de vida foi desencadeada por uma faísca elétrica, gerando aminoácidos e açúcares em uma atmosfera contida em uma bola de vidro com água, metano, amônia e hidrogênio.
2. Panspermia: Será que Todos Somos Marcianos?
A teoria da panspermia se baseia na existência de meteoritos marcianos e micróbios que vivem em condições extremas na Terra. Proposta pela primeira vez por Anaxágoras no século V a.C., a panspermia sugere que a vida não teve início diretamente aqui na Terra, mas que suas ‘sementes’, na forma de microrganismos, podem ter vindo do espaço, carregados em rochas lançadas regularmente de Marte devido a impactos cósmicos.
Alguns argumentam que cometas de outros sistemas estelares também podem ter trazido vida para a Terra. No entanto, mesmo que essa hipótese seja confirmada no futuro, a pergunta se deslocaria para: qual a origem da vida que os objetos espaciais trouxeram para o nosso planeta?
3. Fontes Hidrotermais: a Emergência da Vida das Águas Profundas
Um estudo publicado na revista Nature em 2008 sugere que as fontes hidrotermais, estruturas formadas naturalmente no fundo dos oceanos, podem ter sido o berço da vida. De acordo com os cientistas, a água aquecida a temperaturas extremas, vazando do interior da crosta terrestre, poderia ter fornecido a energia e os ingredientes químicos necessários para a formação das primeiras formas de vida na Terra.
Curiosamente, a teoria da origem da vida em fontes hidrotermais ainda não foi refutada e continua sendo objeto de pesquisa, um processo desafiador e dispendioso que envolve o uso de navios especiais equipados com ROVs (veículos operados remotamente) e submersíveis tripulados.
4. Mundo de RNA: a Origem da Vida na Terra
Antes da existência do DNA e das proteínas, o RNA pode ter estado presente na Terra.
Fonte: @Tech Mundo
Comentários sobre este artigo