TikTok e Instagram têm vídeos com truques matemáticos trígueiros para calcular raiz quadrada, mas só funcionam em casos específicos. Cilada!
Você já experimentou calcular a raiz-quadrada de um número grande e se deparou com um resultado estranho? Fique atento. Essas ‘pegadinhas’ matemáticas não se restringem apenas aos problemas de matemática, mas também podem surgir em outras situações inesperadas do dia a dia.
Além disso, é importante estar ciente de que entender o conceito de raiz-quadrada é fundamental para resolver diversos problemas matemáticos de forma eficiente. Portanto, não se deixe enganar por falsas informações e busque sempre a compreensão completa do assunto. matemática
Desvendando o Mistério da Raiz Quadrada
Vídeos que reúnem milhares de visualizações ensinam truques milagrosos para economizar tempo em contas ou equações. O desempenho dos alunos pode ser afetado por esses macetes errados, especialmente em casos específicos. É o caso do ‘golpe da raiz quadrada’. Entenda abaixo:
A Ilusão da Raiz Quadrada nos Vídeos
Diferentes versões de um mesmo post circulam nas redes e ensinam uma maneira rápida de descobrir a raiz quadrada de um número: somando os algarismos e subtraindo 2 do resultado. Nos casos exibidos nos vídeos, realmente o truque parece dar certo. Por exemplo: √64 -> 6 + 4 – 2 = 8. Ou: √25 -> 2 + 5 – 2 = 5. Mas são apenas coincidências!
A Falácia do Golpe da Raiz Quadrada
É bem simples de descobrir que não dá certo. Basta testar com outros exemplos que não estão no post, como √144. Pela técnica ensinada na rede social, faríamos: 1 + 4 + 4 – 2 = 7. Só que a raiz quadrada de 144 é 12 (e não 7). Outra prova de que não funciona: √36. Vamos lá: 3 + 6 – 2 = 7. E a raiz quadrada de 36 é 6.
A Importância da Raiz Quadrada na Matemática
A raiz quadrada é uma operação exigida em diferentes questões de matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se alguém ingenuamente acreditar no que os vídeos estão ensinando, pode perder preciosos pontos na prova. Por isso, ao ver qualquer dica nas redes, siga as dicas abaixo: teste se o macete funciona com outros números, além daqueles que aparecem na gravação; confirme com um docente se realmente pode ser uma boa tática de resolução.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo