Alerta da Receita Federal: cuidado com tentativa de golpe! Não clique em links de site falso pedindo PIX para pagamentos. Não forneça informações pessoais em mensagens fraudulentas.
Uma tentativa de golpistas por mensagem de texto inclui link que simula página do governo federal e engana indivíduos a efetuarem pagamento para obter reembolso. Alerta falso informa que quantia a ser recebida está próxima do vencimento e que o cidadão deve resgatar no site fraudulento. Cuidado com os golpistas que tentam enganar as pessoas de boa-fé.
Não caia no golpe dos criminosos que utilizam artimanhas para ludibriar os cidadãos. A mensagem contém informações falsas para induzir a vítima a realizar transferência bancária. Fique atento para não ser mais uma vítima desses fraudadores que agem de forma ilícita. Proteja-se contra qualquer tentativa de golpe e denuncie atividades suspeitas.
Golpistas se passam por órgãos públicos para aplicar golpes
Golpistas estão se aproveitando da restituição do Imposto de Renda para tentar enganar as pessoas. Eles enviam mensagens fraudulentas, alegando ser do governo federal, com o intuito de fazer as vítimas acreditarem que precisam agir rapidamente para receber o suposto pagamento.
A estratégia dos criminosos é enviar um SMS alertando que o prazo para receber a restituição está se esgotando e que é necessário clicar em um link para agilizar o processo. No entanto, é importante ressaltar que o valor a ser restituído é depositado automaticamente na conta informada na declaração, seguindo o calendário da Receita Federal. Não é preciso clicar em nenhum link suspeito.
Os golpistas se passam por uma plataforma oficial, o GOVBR, para induzir as vítimas a acessarem um site falso que imita o do governo federal. Neste site, são solicitadas informações pessoais, como CPF, senha do gov.br, nome da mãe e data de nascimento. Além disso, os fraudadores pedem para informar uma chave PIX e até mesmo pagar uma taxa do Banco Central via PIX para confirmar o processo de restituição.
É importante ficar atento aos sinais de que uma mensagem é falsa. A Receita Federal não envia links nem solicita dados em mensagens pela internet. Portanto, se você receber uma mensagem suspeita, não clique em nenhum link e verifique se o endereço termina com ‘.gov.br’, que é usado por sites oficiais.
Para se proteger contra golpes, evite fornecer informações pessoais em sites suspeitos e desconfie de mensagens que solicitam ações urgentes. Lembre-se de que a Receita Federal não pede dados ou pagamentos via mensagens de texto. Fique informado e compartilhe essas dicas para ajudar a prevenir que outras pessoas caiam em golpes semelhantes.
Fonte: © G1 – Tecnologia
Comentários sobre este artigo