Bibi Ferreira popularizou o teatro musical na América do Sul. Aparece no ‘doodle’ do Google neste sábado.
Tudo sobre Google ver mais O ‘doodle’ deste sábado (1º) homenageia a cantora, diretora e atriz brasileira Bibi Ferreira, considerada um dos maiores talentos do teatro brasileiro.
Hoje, o Google celebra a vida e obra de Bibi Ferreira, uma artista multifacetada e talentosa do teatro brasileiro. Bibi Ferreira deixou um legado marcante nas artes cênicas, sendo reconhecida por sua paixão e dedicação à arte. Sua contribuição para o cenário cultural do Brasil é inestimável, inspirando gerações com seu talento incomparável.
Explorando a Vida de Bibi Ferreira, o Talento do Teatro Brasileiro
A ilustração do letreiro do Google, que ganhou destaque nas páginas do mecanismo de busca ao longo do dia, retrata a icônica artista Bibi Ferreira em um momento de pura expressão artística. Ferreira, uma figura lendária do teatro brasileiro, nasceu em um dia de 1922, no Rio de Janeiro, em uma família com raízes profundas no mundo artístico – seu pai era diretor e sua mãe, uma talentosa dançarina.
Desde tenra idade, Bibi Ferreira demonstrou seu talento excepcional, fazendo sua estreia nos palcos com apenas um mês de vida, substituindo uma boneca em uma peça de seu pai. Aos três anos, já viajava pela América do Sul, encantando o público com sua dança em uma trupe de balé itinerante.
Durante seus anos de formação em uma escola diplomática americana no Rio, Ferreira se apaixonou pelo balé e pela ópera, além de dominar instrumentos musicais como piano, violino e violão. Sua sede de conhecimento a levou a aprender diversos idiomas, enriquecendo ainda mais sua bagagem cultural.
Em 1941, Bibi Ferreira brilhou em seu primeiro papel principal ao lado de seu pai na peça ‘A Estalajadeira’. Após uma temporada na companhia teatral de seu pai, ela decidiu fundar sua própria trupe, apresentando tanto traduções para o português de peças renomadas quanto suas criações originais, como o aclamado ‘Angelus’.
Nos anos 60, Ferreira consolidou sua posição como uma estrela do teatro brasileiro, protagonizando adaptações para o português de renomados musicais como ‘My Fair Lady’, ‘Hello, Dolly!’ e ‘O Homem de La Mancha’. Essas produções marcaram um novo capítulo na história teatral do Brasil, graças ao talento e dedicação de Bibi.
Ao longo de sua carreira, Bibi Ferreira continuou a encantar plateias e a inspirar novas gerações, seja como atriz, cantora ou diretora. Seu espetáculo ‘Piaf: Uma Estrela da Canção’ fez sucesso em turnês pela Europa, culminando com a honraria da Comenda de Artes e Letras do governo francês.
Mesmo após atingir os 90 anos, Bibi Ferreira permaneceu fiel à sua paixão pela música, incentivando mulheres de todas as idades a seguirem seus sonhos e a expressarem sua arte. Sua partida em 13 de fevereiro de 2019, aos 96 anos, deixou saudades em todos os corações que foram tocados por sua arte. Bibi Ferreira faleceu em sua residência, no Rio de Janeiro, deixando um legado eterno no cenário cultural brasileiro.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo