Dona da cerveja Itaipava arrenda duas fábricas em recuperação judicial, incluindo o braço de exportação da empresa.
O Grupo Petrópolis está prestes a finalizar a compra total das operações da Imcopa, uma empresa renomada no ramo de processamento de soja. A negociação promete impulsionar ainda mais a presença da Imcopa no mercado nacional, fortalecendo sua posição como referência no setor.
Com a aquisição pela o Grupo Petrópolis, a Imcopa poderá expandir seus negócios e explorar novas oportunidades de crescimento no segmento de empresa de processamento de soja. A parceria entre as duas empresas promete trazer inovação e eficiência, consolidando a Imcopa como uma marca líder no mercado de processamento de soja.
Imcopa: Recuperação Judicial e Parceria com Grupo Petrópolis
Em processo de recuperação judicial desde 2013, a Imcopa, uma das maiores empresas de processamento de soja do Brasil, tomou uma decisão estratégica ao arrendar ao Grupo Petrópolis duas de suas fábricas, com capacidade anual para esmagar 1,5 milhão de toneladas de soja em 2014. Essa parceria não só inclui a cervejaria no quadro societário da empresa, mas também coloca a Petrópolis à frente da gestão da Imcopa, que já estava sob sua administração desde março, por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A Imcopa, em seu processo de recuperação, tem contado com a liderança dos executivos Marcelo Pires e Marcelo de Sá, indicados pelo Grupo Petrópolis. Vale ressaltar que o Grupo Petrópolis, por sua vez, também passa por seu próprio processo de recuperação judicial, cujo plano foi aprovado em setembro de 2023 e homologado pela Justiça em outubro do ano passado. A expectativa é que as dívidas, inicialmente em torno de R$ 4,2 bilhões, sejam quitadas até 2035.
A proposta de aquisição pela Petrópolis abrange não apenas as indústrias já arrendadas da Imcopa, mas também a Soycomex, seu braço de exportação. Essa transação tem o potencial de encerrar uma longa disputa judicial iniciada em 2022, concedendo à Petrópolis poderes de gestão e acesso a informações cruciais para a reestruturação da Imcopa.
Em dezembro de 2022, o proprietário da cerveja Itaipava fez sérias acusações contra os diretores estatutários da Imcopa, Fernando Lauria e Mauro Piacentini, alegando desvios financeiros envolvendo Ruy del Gaiso e Renato Mazzuchelli, da R2C Gestora de Investimentos. Com a possível aquisição, o Grupo Petrópolis assumiria a responsabilidade pela reestruturação gerencial e financeira da Imcopa, negociando suas dívidas com os credores.
A Imcopa, sediada no Paraná, é reconhecida por sua marca de óleo de soja Leve e pela produção de ingredientes para nutrição animal a partir do esmagamento de soja. Com capacidade para gerar 240 mil toneladas de proteína concentrada de soja e envasar 80 mil garrafas de óleo refinado por hora, a empresa desempenha um papel fundamental no setor agroindustrial brasileiro.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo