Inscrições online até 13 de novembro para Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, com Questionário Socioeconômico que considera a Renda Familiar Bruta no Período de Matrículas.
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está com inscrições abertas para 750 vagas em cursos técnicos de nível médio na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Essa é uma ótima oportunidade para quem busca melhorar suas habilidades e aumentar suas chances no mercado de trabalho.
Os interessados podem se inscrever até 13 de novembro pelo site do IFMA. É importante lembrar que o Instituto Federal do Maranhão é uma instituição de ensino pública e gratuita, oferecendo oportunidades de formação de qualidade para jovens e adultos. O IFMA é uma referência em educação no estado do Maranhão e está comprometido em fornecer educação de qualidade para todos os seus alunos.
IFMA Oferece Vagas para Educação de Jovens e Adultos
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está oferecendo vagas para pessoas com 18 anos ou mais que desejam concluir o Ensino Médio e, simultaneamente, obter uma formação técnica. As oportunidades estão disponíveis nos campi de Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Codó, Grajaú, Imperatriz, Presidente Dutra, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís (Centro Histórico), São Luís (Maracanã), São Luís (Monte Castelo), Timon e Zé Doca.
Os cursos disponíveis incluem Administração, Agroindústria, Agropecuária, Comércio, Eletrotécnica, Gastronomia, Hospedagem, Panificação, Rede de computadores e Vestuário. O quadro completo de vagas pode ser consultado nos anexos do edital.
Seleção e Matrículas
A seleção dos candidatos será realizada por meio da análise de um Questionário Socioeconômico, que será preenchido no ato da inscrição on-line. O resultado do seletivo será divulgado em 3 de janeiro de 2025. O período de matrículas ocorrerá entre os dias 7 e 17 de janeiro de 2025.
Cotas e Reserva de Vagas
Em cada curso, há pelo menos 50% das vagas destinadas aos candidatos que cursaram todo o Ensino Fundamental em escola pública. Metade dessa cota é para candidatos com renda familiar bruta ou igual ou inferior a um salário mínimo per capita. A outra metade é para estudantes de qualquer faixa de renda. De acordo com o IFMA, em cada cota, será garantido o percentual de 79,84% das vagas para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas e, de 9,10% às pessoas com deficiência e 3,97% aos quilombolas. Além disso, o sistema de cotas do IFMA possui a reserva de 2,5% do total de vagas aos candidatos com deficiência, independentemente da origem escolar, da renda e da raça/etinia.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo