Ciclo de seminários e oficinas sobre Educação Digital para a transformação curricular na Educação Básica, com 12 atividades e termos relacionados.
A importância da educação digital vem crescendo cada vez mais, visto o avanço tecnológico e a necessidade de preparar os estudantes para o mundo digital. O Ministério da Educação (MEC) está promovendo uma série de seminários, sendo o segundo deles marcado para o dia 2 de abril, abordando o tema ‘Educação Digital: caminhos inclusivos para a transformação curricular na educação básica’.
A Educação Digital é crucial para garantir o sucesso dos alunos no século XXI, proporcionando habilidades essenciais para a vida moderna. O ciclo de seminários organizado pelo Ministério da Educação (MEC) destaca a importância de incluir a educação digital na formação dos estudantes, preparando-os para os desafios do mundo atual.
Importância da educação digital no currículo da educação básica
Na ocasião, a partir do tema ‘Educação digital e currículo’, pesquisadores e especialistas discutirão a importância da educação digital no currículo da educação básica como área de conhecimento contemporânea e direitos de aprendizagem.
O evento também contará com a participação de representantes de redes municipais e estaduais de educação, os quais compartilharão experiências de incorporação da educação digital de forma transversal, específica e como eletiva no currículo da educação básica. O ciclo de atividades terá, além dos seminários, seis oficinas.
A primeira delas aconteceu no Fórum Regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) do Nordeste, e os participantes se reuniram para debater modelos de implementação da educação digital nas escolas.
Desenvolvimento da Política Nacional de Educação Digital
Organizados pelo MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), os compromissos serão desenvolvidos entre março e junho deste ano e fazem parte da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. A política visa direcionar e garantir a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do Brasil.
Participantes – Os seminários e as oficinas contarão com especialistas, pesquisadores, professores e gestores das redes de diferentes regiões do Brasil.
Eles vão discutir, dialogar e apresentar contribuições a serem sistematizadas para orientar as redes de ensino na implementação do eixo de educação digital escolar da Política Nacional de Educação Digital (PNED) e da Computação na Educação Básica (BNCC Computação), complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Atividades e painéis do encontro do ciclo de educação digital
Ciclo – O ciclo contará com duas vias de trabalho, sendo uma informativa (on-line) e outra colaborativa, para a construção de caminhos de implementação da educação digital nos currículos das redes de ensino. Isso será feito em parceria com técnicos das áreas de tecnologia, currículo, avaliação, formação de professores e materiais didáticos das secretarias de educação.
Programação – O evento contará com dois painéis, compostos por: Painel 1: ‘Desafios curriculares da educação digital’ Participantes: a coordenadora da pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Educação, no Cetic.br, Daniela Costa; a consultora da unidade de EduTech do Banco Mundial, Lúcia Delagnello; e o professor doutor do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), José Armando Valente.
Painel 2: ‘Integração da educação digital nos currículos’ Participantes: o secretário de Educação do Município de Sobral (CE), Francisco Herbert Lima Vasconcelos; a coordenadora de Tecnologias para Aprendizagem da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, Regina Gavassa; e o superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas, Ricardo Martins.
Para visualizar o restante do cronograma, basta acessar a aba de currículo do Escolas Conectadas.
Serviço Segundo seminário do ciclo de educação digital sobre ‘Educação digital e currículo’ Público-alvo: Secretários(as) de Educação estaduais e municipais, gestores de tecnologia e currículo, dirigentes da Undime e membros da sociedade civil interessados no tema Hora: 2 de abril, das 15h às 17h Modalidade: On-line Transmissão: Canal oficial do MEC no YouTube e canal Conviva Educação (Plataforma Conviva Undime) Assessoria de Comunicação Social do MEC
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo