Equipe herdará vaga como representante do país-sede no Mundial de Clubes, após conquistar o Supporters’ Shield da MLS, rivalizando com times da CONMEBOL, como os campeões da Copa Libertadores.
O Inter Miami conquistou uma vaga no Mundial de Clubes da Fifa de 2025, tornando-se o penúltimo time a garantir sua presença no torneio.
Com essa conquista, o Inter Miami se junta a outros times de elite no Mundial de Clubes, que é considerado o maior torneio de clubes do mundo. A Copa do Mundo de Clubes da Fifa é uma competição que reúne os melhores times de cada confederação, e o Inter Miami está pronto para enfrentar os desafios que virão. A expectativa é grande para essa edição do torneio.
O Inter Miami Representará a MLS no Novo Mundial de Clubes da Fifa
De acordo com informações da ESPN, o Inter Miami será o representante do país-sede nos Estados Unidos no novo Mundial de Clubes da Fifa, que acontecerá entre junho e julho de 2025. A Fifa definiu que o clube de Lionel Messi e Luis Suárez será o representante da MLS por ter garantido o título da Supporters‘ Shield, troféu dado ao time que possui melhor campanha geral na campanha regular. A franquia de Miami conquistou o título com antecedência no último dia 2 de outubro, após bater o Columbus Crew por 3 a 2.
O anúncio oficial da Fifa é esperado na próxima semana, com o encerramento oficial da temporada regular do torneio estadunidense marcado para este sábado (19). Em entrevista no último mês de julho, Don Garber, comissário da MLS, afirmou que a liga deu sugestões de como a vaga norte-americana seria preenchida para a Fifa, mas que a decisão estaria nas mãos da entidade máxima do futebol mundial.
A Competição e os Times Classificados
Agora, resta apenas uma vaga para o torneio, que será definida no próximo dia 30 de novembro, após a final da CONMEBOL Libertadores. O novo Mundial de Clubes da Fifa é uma criação do presidente da FIFA, Gianni Infantino, que promoveu pela primeira vez a ideia de um Mundial de Clubes com 32 equipes em 2016. Entre 1960 e 2004, os campeões da Europa e da América do Sul se reuniram para disputar a Copa Intercontinental, até que essa competição se transformou no Mundial de Clubes da FIFA, um torneio de sete equipes que envolve os campeões das seis confederações continentais da FIFA e uma equipe do país anfitrião, realizado a partir de 2005.
A FIFA havia planejado lançar a versão ampliada do torneio, inicialmente com 24 equipes, em 2021 na China, mas a pandemia da COVID-19 forçou o cancelamento da ideia. Em junho de 2023, a FIFA confirmou que lançaria um Mundial de Clubes com 32 equipes nos Estados Unidos em 2025, programando o torneio para um período de quatro semanas, de 15 de junho a 13 de julho.
‘Trinta e dois dos melhores clubes de todos os cantos do mundo estarão competindo nos Estados Unidos entre junho e julho de 2025’, disse Infantino. ‘Eles estão no centro do torneio. E não podemos esperar. Trinta e dois dos melhores clubes do mundo se encontrarão e apenas um será coroado campeão mundial.’
Os times já classificados para o Mundial da Fifa de 2025 incluem:
* Inter Miami (Estados Unidos) – representante do país-sede
* Al Ahly (Egito) – campeão da Champions da África 2020/21 e 2022/23
* Wydad (Marrocos) – campeão da Champions da África 2021/22
* Al Hilal (Arábia Saudita) – campeão da Champions da Ásia 2021
* Urawa Red Diamonds (Japão) – campeão da Champions da Ásia 2022
* Al Ain (Emirados Árabes Unidos) – campeão da Champions da Ásia 2023/24
* Chelsea (Inglaterra) – campeão da Champions League 2020/21
* Real Madrid (Espanha) – campeão da Champions League 2021/22
* Manchester City (Inglaterra) – campeão da Champions League 2022/23
* Bayern de Munique (Alemanha) – ranking da Uefa
* Paris Saint-Germain (França) – ranking da Uefa
* Inter de Milão (Itália) – ranking da Uefa
* Porto (Portugal) – ranking da Uefa
* Benfica
Fonte: @ ESPN
Comentários sobre este artigo