A capital do Paraguai concorrerá com Rio-Niterói ou São Paulo para sediar os Jogos Pan-Americanos daqui a seis anos.
Enquanto o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ancora decide qual será a cidade brasileira a representar o país na disputa para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, o Paraguai já anunciou que também irá competir para ser a casa do evento.
No entanto, essa disputa não é uma novidade para o Brasil, que já sediou os Jogos Pan-Americanos em 2007, no Rio de Janeiro. Agora, o desafio é repetir o sucesso. Além disso, o COB precisa agir rápido, pois a escolha da cidade-sede ocorrerá daqui a seis anos, e a competição será acirrada.
Candidatura para os Jogos Pan-Americanos 2031
O presidente do Comitê Olímpico Paraguaio, Camilo Perez, anunciou nas redes sociais, ao lado do presidente do país Santiago Peña, a candidatura oficial da capital Assunção para os Jogos daqui a seis anos. A escolha da sede pan-americana será anunciada em agosto de 2025.
O Comitê Olímpico do Brasil tem a missão de escolher a cidade representante do país que vai entrar na disputa contra o Paraguai. São Paulo e uma candidatura conjunta entre Rio e Niterói são as postulantes para entrar na briga pela sede dos Jogos em 2031. O Brasil pode indicar apenas uma cidade, e o COB vai anunciar em 29 de janeiro a cidade que será a candidata.
O presidente do Comitê Olímpico Paraguaio, Camilo Perez, agradeceu ao presidente Santiago Peña por assinar a carta de garantia que respalda a candidatura de Assunção para ser sede dos Jogos Pan-americanos 2031. A capital do Paraguai sofreu uma derrota nas eleições dos Jogos Pan-Americanos de 2027. Lima, no Peru, foi escolhida para sediar o evento. Agora, Assunção seguirá na disputa, mas para a outra edição do Pan, em 2031.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo