Senador Kajuru anuncia que CPI da Manipulação dos Jogos de Futebol será instalada este mês no Senado, em meio às polêmicas declarações de John Textor.
Diante das polêmicas declarações de John Textor recentemente, o senador Jorge Kajuru (PSD-GO) afirmou nesta terça-feira que a CPI da Manipulação de Resultados dos Jogos de Futebol será instalada ainda neste mês no Senado. Kajuru garantiu que o proprietário da SAF do Botafogo será um dos primeiros a prestar depoimento na CPI da Manipulação dos Jogos de Futebol.
As denúncias de suposta manipulação de resultados nos jogos de futebol têm gerado grande repercussão. A suspeita de manipulação tem levantado discussões sobre a integridade do esporte e a necessidade de investigações mais aprofundadas. É fundamental que as autoridades ajam com rigor diante de qualquer indício de irregularidade.
A CPI da Manipulação dos Jogos de Futebol inicia os trabalhos
O senador, em entrevista à rádio Senado, adiantou que ele mesmo deve assumir a presidência da CPI da Manipulação dos Jogos de Futebol, enquanto o senador Romário será o relator. Já estão definidas as primeiras convocações de dirigentes, jogadores e árbitros envolvidos, bem como de corruptores. A intenção é fazer uma convocação educada inicialmente, por meio de um convite. Caso não aceitem, a CPI irá convocar coercitivamente. Esse é o posicionamento do senador Kajuru, que ressaltou que a Polícia Federal será acionada caso necessário.
John Textor será um dos primeiros convocados, segundo informações do STJD. O empresário alega possuir uma gravação de um árbitro solicitando a propina prometida, porém se recusa a apresentar o áudio. Por conta disso, será suspenso por 120 dias e terá restrições em relação ao Botafogo e aos estádios. Kajuru espera que Textor compartilhe o áudio antes de levá-lo ao Ministério Público.
Suspeitas e acusações de manipulação de resultados
Relatórios preliminares do Senado apontam que 109 partidas de futebol realizadas em 2023 estão sob suspeita de manipulação para favorecer apostadores, conforme apontado pelo SportRadar. Essas informações geraram polêmica nas últimas horas, com declarações de Textor sobre suposta manipulação de resultados no futebol brasileiro.
Em eventos recentes, o empresário mencionou supostas manipulações em jogos do Palmeiras, como as vitórias sobre São Paulo e Fortaleza, resultando em placares expressivos. Segundo Textor, documentos foram enviados para análise da CBF e do STJD, porém sem apresentar provas concretas. Ele alega que o Palmeiras foi beneficiado por manipulações nos últimos anos e conquistou dois títulos brasileiros consecutivos.
Diante das acusações, São Paulo e Fortaleza se manifestaram publicamente, repudiando as declarações e avaliando medidas judiciais contra o empresário americano.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo