Mariana Pistoia conquista terceira vaga olímpica no florete feminino no Torneio Pré-Olímpico das Américas, em San José, após vitória nas etapas de pules e mata-mata.
Mais uma conquista para a esgrima brasileira nas Olimpíadas de Paris: Mariana Pistoia garantiu a terceira vaga do país ao se consagrar campeã do florete feminino no Torneio Pré-Olímpico das Américas, em San José (Costa Rica), no último sábado (6). Além dela, Guilherme Toldo e Nathalie Moellhausen também representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos.
Com uma atuação impecável, Mariana Pistoia mostrou todo o seu talento e dedicação na modalidade de esgrima. A gaúcha se tornou um exemplo de superação e técnica, inspirando novas gerações de atletas a se dedicarem ao esgrima com ainda mais garra e determinação.
Emoção na esgrima: Mariana conquista vaga olímpica em etapa decisiva
Na esgrima, os confrontos são realizados em três rounds de três minutos cada, onde o objetivo é atingir 15 pontos primeiro. No Torneio Pré-Olímpico das Américas, Mariana avançou para a etapa de pules com três vitórias em seis partidas disputadas. No mata-mata, ela iniciou vencendo Gabriela Padua, de Porto Rico, por 15 a 11. Em seguida, derrotou Yasmin Campbell, da Jamaica, por 15 a 9, a grande favorita da competição.
Na semifinal, Mariana venceu Tatiana Prieto, da Colômbia, por 15 a 8. Na final, mesmo lutando com cãibras, superou Isis Gimenez, da Venezuela, em um emocionante 11 a 10, garantindo assim a tão almejada vaga olímpica. ‘Estou extremamente feliz com a superação que tive hoje. Consegui manter o foco e acreditar em mim mesma o tempo todo’, comemorou a esgrimista gaúcha em entrevista à Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).
Brasil rumo aos Jogos Olímpicos de Tóquio e a participação de Karina Trois
Com a classificação de Mariana, o Brasil agora soma 183 vagas garantidas para a Olimpíada, em 31 modalidades. Na edição de 2021, em Tóquio, a delegação brasileira contou com 302 atletas competindo em 35 esportes, sendo a maior representação do país em uma edição internacional. O recorde de participantes foi em 2016, no Rio de Janeiro, com 465 integrantes.
Neste domingo, Karina Trois está competindo no sabre feminino do Torneio Pré-Olímpico e poderá se juntar a Mariana, Nathalie e Toldo em Paris. A paulista ocupa a 48ª posição no ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE), sendo a mais bem colocada entre as 15 concorrentes a uma vaga na competição.
Revés polêmico na espada masculina: repercussão na esgrima brasileira
No sábado, o Brasil quase teve dois representantes garantidos para Paris, mas Alexandre Camargo foi derrotado na final da espada masculina pelo canadense Nicholas Zhang, por 15 a 14. Camargo liderava o confronto por 14 a 13, faltando apenas três segundos para o fim do terceiro round, quando Zhang igualou o placar.
A decisão controversa gerou protestos do esgrimista brasileiro, já que seu oponente estava em desequilíbrio, o que teoricamente invalidaria o ponto. O confronto seguiu para a prorrogação, onde o canadense marcou o ponto de ouro, garantindo assim a vaga olímpica. A CBE anunciou nas redes sociais que recorreu do resultado junto à Confederação Pan-Americana de Esgrima (CPA) e à FIE.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo