Vagas gratuitas em cursos de graduação no Brasil pelo Programa de Estudantes-Convênio (PEC-G) e PEC-PLE, com obtenção de proficiência em língua portuguesa.
Os Ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE) divulgaram hoje, 10 de julho, o Edital nº 03/2024, que estabelece as diretrizes para o processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) nas categorias Graduação (PEC-G) e Língua Portuguesa para Estrangeiros (PEC-PLE) visando a admissão em 2025.
O Programa de Estudantes-Convênio (PEC) é uma oportunidade única para estudantes estrangeiros que desejam estudar no Brasil. Com a publicação do edital, os candidatos estrangeiros interessados em participar do PEC-G ou do PEC-PLE já podem se preparar para o processo seletivo. A iniciativa visa fortalecer os laços acadêmicos e culturais entre os alunos estrangeiros e as instituições de ensino brasileiras, promovendo uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos.
Processo de Seleção do PEC-G para Estudantes Estrangeiros
Ambas as iniciativas envolvem a oferta gratuita de vagas por instituições de ensino superior participantes do PEC-G a alunos estrangeiros, tanto para cursos de graduação completos no Brasil quanto para cursos focados na obtenção de proficiência em língua portuguesa. A lista das instituições envolvidas e os detalhes dos cursos disponíveis, como tipo de graduação, campi, semestre de início e quantidade de vagas, serão divulgados na página da Divisão de Cooperação Educacional do Ministério das Relações Exteriores (DCE/MRE).
Para se candidatarem, os estrangeiros interessados não devem possuir nacionalidade brasileira, dupla cidadania ou direito à nacionalidade brasileira. Eles precisam ser cidadãos de um dos 74 países participantes do Programa, sem visto ou autorização de residência no Brasil, exceto visto de turista. Além disso, é necessário ter pelo menos 18 anos, demonstrar capacidade de arcar com os custos no Brasil, apresentar certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente e comprovar proficiência em português, com a opção de fazer o curso de língua portuguesa no Brasil através do PEC-PLE (para candidatos sem experiência prévia com o idioma no ensino médio).
A inscrição para os processos seletivos do PEC-G e do PEC-PLE é gratuita e deve ser feita em uma representação diplomática ou consular brasileira em um dos países participantes, entre 22 de julho e 23 de agosto, seguindo as instruções do edital. A seleção dos candidatos será conduzida por uma comissão formada por professores e funcionários administrativos de instituições de ensino superior participantes do PEC e associações de instituições de ensino superior brasileiras. O processo seletivo incluirá a análise do histórico escolar e demais documentos exigidos no edital.
Os resultados preliminares, bem como a lista de vagas disponíveis e uma possível lista de espera, serão divulgados a partir de 25 de outubro na página da DCE/MRE. O Programa de Estudantes-Convênio, conhecido como PEC-G, foi estabelecido em 1965 e é uma das ferramentas mais antigas e consolidadas de internacionalização do ensino superior brasileiro.
O PEC-G não busca exclusividade, mas sim facilitar o acesso de instituições participantes a candidatos estrangeiros, utilizando os postos do MRE no exterior como meio de divulgação, contato e recebimento da documentação dos estudantes interessados. A Portaria Interministerial nº 7/2024, publicada recentemente, atualizou o programa com o intuito de atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil.
Mais de 10 mil estudantes já participaram do PEC-G, com adesão de mais de 100 instituições de ensino superior no país. Dentre os ex-alunos mais notáveis está o atual presidente de Cabo Verde, José Maria Neves, que estudou Administração na Fundação Getúlio Vargas nos anos 1980. Essas informações são fornecidas pela Assessoria Especial de Comunicação Social do MEC, com apoio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Divisão de Cooperação Educacional.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo