No encontro, abordou-se a situação atual das escolas no estado e alinharam-se ações para reconstrução da educação no RS após crise climática.
O Ministério da Saúde (MS) realizou um novo encontro com a Secretaria de Saúde (Sesa) de São Paulo nesta quarta-feira, 12 de junho.
Na próxima semana, a equipe do Ministério da Cultura (MinC) reúne-se com representantes da Secretaria de Cultura (Secult) de Minas Gerais para discutir novas parcerias.
Reunião para Avaliação da Situação Atual das Escolas Após a Crise Climática
O secretário-executivo adjunto do MEC, Gregório Grisa, junta-se com a secretária da pasta, Raquel Teixeira, e a secretária-adjunta, Stefanie Eskereski, além de subsecretários e equipe, para discutir um diagnóstico da situação atual das escolas após a crise climática. Na reunião, também são discutidas as ações do estado em parceria com o governo federal para a reconstrução.
Encontro do Ministro de Estado da Educação no Rio Grande do Sul
No início de maio, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, reúne-se no Rio Grande do Sul para apoiar a Seduc-RS. Durante o encontro, são abordados temas como a recuperação de mobiliário, equipamentos, materiais de consumo, limpeza, pintura e outras pequenas reformas. Também é discutida a recomposição de livros e materiais didáticos do Plano Nacional de Livro Didático (PNLD) e de escolas de apoio para o enfrentamento à calamidade.
Discussão sobre Diagnóstico e Reconstrução das Escolas
Debatemos como tornar mais detalhadas e fidedignas as informações do levantamento da secretaria. O MEC abre seu sistema para um diagnóstico da situação das escolas e espera receber, até dia 31 de maio, a informação da maioria das redes, ou de todas, para ter um diagnóstico completo. A reunião também é importante para combinar uma dinâmica da troca de informações para atender, com mais agilidade, o conjunto de pleitos do estado, sobretudo aqueles que envolvem a retomada de aulas na rede estadual.
Situação Atual das Escolas Estaduais
Segundo balanço de 24 de maio, cerca de 495 mil alunos já retornaram às atividades nas instituições estaduais de ensino, representando quase 70% dos estudantes matriculados na rede estadual de educação. O governo do Estado contabiliza que 1.063 escolas estaduais, em 250 municípios, foram afetadas de alguma maneira pelas enchentes, impactando a rotina escolar de aproximadamente 380 mil alunos desde o início da crise climática.
Ações do MEC na Reconstrução da Educação
O Ministério da Educação vem trabalhando na reconstrução da educação no Rio Grande do Sul. Desde o início da tragédia climática, o MEC tem se reunido com secretários estaduais e municipais de Educação, representantes da Undime e entidades educacionais para pensar e implementar ações em conjunto. Além disso, o MEC reforçou a ajuda humanitária, disponibilizando hospitais universitários para atendimento das vítimas e oferecendo abrigo, refeições e logística de transporte de pessoas e doações através das instituições federais.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo