Abertura da 5ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais valoriza papel dos profissionais na Educação Tecnológica e desenvolvimento do Brasil, com apoio da Secretaria e do Grupo de Trabalho Interinstitucional.
A Educação é um direito fundamental no Brasil, e o Ministério da Educação (MEC) tem trabalhado incansavelmente para garantir que todos tenham acesso a uma educação de qualidade. Nesse sentido, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) participou de uma sessão especial no Senado Federal, em Brasília (DF), em 23 de setembro, para homenagear os técnicos industriais brasileiros.
A Educação profissional e tecnológica é essencial para o desenvolvimento do país, e o Ensino de qualidade é fundamental para que os jovens possam se preparar para o mercado de trabalho. A sessão especial foi uma oportunidade para reconhecer o importante papel dos técnicos industriais na economia brasileira e destacar a importância da Instrução técnica para o crescimento do país. A formação de profissionais qualificados é essencial para o futuro do Brasil.
Educação: O Caminho para o Desenvolvimento Econômico e Tecnológico
A sessão plenária marcou o início oficial da 5ª Semana Nacional dos Técnicos Industriais, um evento que visa reconhecer e valorizar o papel fundamental que esses profissionais desempenham no desenvolvimento econômico e tecnológico do país. O secretário da Setec, Marcelo Bregagnoli, destacou o compromisso do Senado com a Educação profissional e tecnológica (EPT), ao propor e aprovar o Projeto de Lei nº 121/2024, que institui o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). Esse programa tem como objetivo revisar dívidas dos estados e do Distrito Federal com a União, prevendo amortização dos juros dos estados para investimento em Educação, especialmente em EPT.
O projeto encontra-se na Câmara dos Deputados para aprovação final. Bregagnoli também enfatizou a importância da ampliação da oferta dos cursos técnicos e tecnológicos, destacando que é preciso avançar na oferta de cursos, mas também na qualidade. ‘É isso que a gente tem feito’, disse. O secretário recordou o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Grupo de Trabalho Interinstitucional (GTI) a respeito da construção da Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT).
Segundo Bregagnoli, o Conselho Federal dos Técnicos (CFT) Industriais tem atuado de forma muito ativa nas orientações, por exemplo, no apoio do CFT à instituição do Código Validador, que vai criar uma data mínima entre a matrícula e a emissão do certificado. ‘Também estamos numa discussão profunda acerca do Ensino a distância dentro da Educação profissional e tecnológica. São medidas qualitativas que temos buscado para que a gente possa ofertar serviços com qualidade aos brasileiros’, considerou.
Desafios e Celebrações na Educação Profissional e Tecnológica
Por fim, Bregagnoli observou que há muitos desafios pela frente, mas também muito a celebrar, como a ampliação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica — que, neste 23 de setembro, celebra 115 anos de história. ‘Teremos mais de 140 mil vagas de cursos técnicos e tecnológicos, que serão abertas com a criação das 100 novas unidades dos institutos federais’, concluiu. Além disso, a Instrução de qualidade é fundamental para o desenvolvimento do país.
Participantes – Também estiveram presentes na mesa de abertura: o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Inácio Arruda; o presidente da sessão, senador Castellar Neto (PP-MG); o presidente interino do Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Ricardo Nerbas; e o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Sousa.
Data – A Lei nº 11.940/2009 estabeleceu o dia 23 de setembro como o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico. A data tem servido como um marco para reflexões e celebrações relativas às contribuições significativas desses profissionais em diversos setores industriais, destacando a importância do Aprendizado e da Educação profissional e tecnológica.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo