O Ministério da Educação pesquisa como o Programa Nacional do Livro e do Material Didático é incorporado às práticas pedagógicas diárias para avaliar a qualidade da educação.
O Ministério da Educação (MEC) realizará uma série de reuniões com dirigentes e secretários municipais de todo o país para entender melhor como as obras do PNLD estão sendo integradas às práticas pedagógicas diárias nas escolas brasileiras.
Essas reuniões são fundamentais para o PNLD, pois permitirão que os responsáveis pelo programa entendam como as obras didáticas estão sendo utilizadas em sala de aula e quais são os principais desafios enfrentados pelos professores. Além disso, essas reuniões também servirão para que os dirigentes e secretários municipais possam compartilhar suas experiências e sugestões sobre como melhorar a implementação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático em suas respectivas cidades. Com isso, o MEC poderá refinar o PNLD e torná-lo ainda mais eficaz.
Avaliação do PNLD
O Ministério da Educação (MEC) está realizando uma escuta para avaliar o impacto do PNLD (Programa Nacional do Livro e do Material Didático) na educação básica. A pesquisa visa ouvir os gestores escolares e professores sobre a relevância dos livros do PNLD na promoção de uma educação de qualidade e analisar seu impacto no processo de ensino-aprendizagem.
A pesquisa está sendo realizada pela Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, por meio da Diretoria de Apoio à Gestão Educacional (Dage) e da Coordenação-Geral de Materiais Didáticos (CGMD). O estudo utilizará diferentes instrumentos para ouvir os vários atores dessa política educacional.
Objetivos da Pesquisa
A pesquisa tem como objetivo principal avaliar o impacto do PNLD na educação básica, identificar práticas pedagógicas inovadoras e propor melhorias no programa. Além disso, a pesquisa visa ouvir os diversos perfis que utilizam o PNLD, incluindo professores, gestores escolares e coordenadores de educação.
A pesquisa está disponível no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) até 31 de janeiro de 2025. Os gestores escolares já receberam uma mensagem de e-mail com o link da pesquisa.
Parcerias
A pesquisa foi produzida com o apoio de diversas instituições, como o Instituto Reúna, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), além das coordenadorias do MEC.
A escuta é uma iniciativa importante para o aprimoramento do PNLD e para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil. Com a participação de todos os atores envolvidos, é possível identificar oportunidades de melhoria e propor soluções inovadoras para o programa.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo