A CMO da Deezer aborda carreira global, equilíbrio entre maternidade e trabalho, e questões de gênero.
Maria Garrido é CMO global da Deezer e fundadora do retiro de bem-estar Terranam Wellness, localizado na Galícia, Espanha. Desde cedo, mulheres sabiam que queria trilhar uma trajetória internacional. Nascida na região da Galícia, na Espanha, seu primeiro emprego foi logo em Nova York, nos Estados Unidos.
Mulheres como Maria Garrido inspiram outras mulheres a seguirem seus sonhos e buscarem oportunidades em diferentes partes do mundo. A força e determinação das mulheres é capaz de transformar realidades e impactar positivamente a sociedade como um todo.
O caminho internacional das mulheres
Sem muita demora, o destino a levou para alçar outros voos: passou por escritórios no México e na França, reportou para todo o continente da América Latina e Europa. Nessa caminhada, ela entendeu a importância de ter jogo de cintura para se adaptar à cultura local quando se ocupa uma posição global numa empresa. Hoje, Maria reside na França, onde trabalha como CMO Global da Deezer.
A maternidade e o impacto nas mulheres
Mãe de três filhos, a executiva sabe do peso e dos impactos que a maternidade pode trazer para a carreira das mulheres. Exatamente por isso, ela fundou um retiro focado em saúde e bem-estar, originalmente voltado apenas para mulheres, chamado Terranam Wellness, localizado na Galícia.
Empoderamento feminino e liderança
Já como liderança, é regida pelo lema ‘Há um lugar especial no inferno para mulheres que não ajudam outras mulheres’, frase de Madeleine Albright, ex-secretária de estado dos Estados Unidos. Não por acaso, Maria atua como mentora no International Women’s Forum (IWF), organização que apoia profissionais femininas de alto potencial por meio de programas de desenvolvimento de liderança.
A carreira internacional e os desafios das mulheres
Nesta entrevista, ela conta sobre os desafios e oportunidades de ocupar uma cadeira internacional, como a maternidade mudou sua relação com o trabalho e ainda dá um conselho de carreira importante para as mulheres. Primeiro, pode fazer um breve resumo da sua trajetória profissional?
Cursei Relações Internacionais na graduação e meu foco estava voltado para uma carreira internacional diplomática, e não empresarial. Contudo, alguém na minha universidade me recomendou para um estágio em uma empresa. No início, fiquei um pouco reticente, mas decidi experimentar.
A importância da liderança feminina
Em vez de ser diplomata para o governo, atuei como diplomata para produtos como pasta de dente e sabonete. Depois de dois anos, fui enviada para a América Latina, onde passei cinco anos no México. Em seguida, fui transferida para a divisão francesa e, depois, para a divisão europeia da empresa.
O papel da mulher e a busca por equilíbrio
Entretanto, percebi que o setor no qual trabalhava não estava acompanhando as tendências digitais, então decidi sair. Nesse ponto, já tinha três filhos e decidi tirar uma licença parental longa, o que foi um tanto desafiador para mim enquanto mulher e, especialmente, devido às pressões da minha geração em relação à carreira.
O empreendimento de bem-estar para mulheres
Depois desse projeto, retornei ao mundo corporativo como parte da Deezer, onde estou há 16 meses. Minha experiência me trouxe aqui para reestruturar o departamento de marketing, colocando o cliente no centro de nossas ações e buscando criar conexões emocionais duradouras com nossa base de usuários.
A visão de Maria para a liderança
Desde criança, me sentia mais em casa em grupos internacionais, fazendo a ponte entre culturas. Um conselho que recebi há dez anos e que ainda considero valioso é o da ‘flor com cinco pétalas’. Me disseram: imagine uma flor com cinco pétalas e coloque um adjetivo em cada pétala que descreva o tipo de ambiente de trabalho que realmente te preenche e te traz alegria.
Fonte: @ Meio&Mensagem
Comentários sobre este artigo