Comentaristas de arbitragem afirmam que árbitro português acertou ao assinalar o pênalti para a Seleção, apesar da decisão equivocada de ocupação de espaço e contato normal de jogo.
No emocionante jogo de futebol entre Espanha e Brasil, realizado em Madri, o árbitro português Antônio Nobre teve papel fundamental. A partida terminou empatada em 3 a 3, sendo que dois gols espanhóis foram convertidos em pênaltis. As decisões do juiz foram alvo de críticas por parte dos torcedores brasileiros, que questionaram a marcação das penalidades.
O comentarista de arbitragem da Globo, PC Oliveira, reforçou a posição da Seleção Brasileira em relação às penalidades marcadas durante o amistoso. Para ele, as decisões do árbitro foram controversas e geraram debate entre os fãs de futebol. A polêmica em torno dos pênaltis segue como tema principal entre os espectadores do jogo.
O árbitro português e a polêmica dos pênaltis
Para o especialista, o árbitro português cometeu equívocos nos dois lances de penalidades assinalados a favor da Espanha.
Penalidade 1
– Fica evidente um vacilo logo no início desse primeiro pênalti concedido à Espanha. O árbitro hesita no momento da marcação, demonstra insegurança, toma uma decisão equivocada. O jogador João Gomes retira a perna e o Yamal se joga. Não há nenhuma imprudência por parte de João Gomes, apenas um espaço ocupado de forma natural. Não existiu motivo para marcar a penalidade.
Penalidade 2
– Um lance de disputa completamente regular. Beraldo apenas ocupa o espaço, enquanto Carvajal busca o contato. A forma como Carvajal se joga é um indicativo claro para a decisão. O árbitro vacila mais uma vez, consulta o assistente e assinala a falta. A demora na reação do árbitro, somada à marcação equivocada, mostra que se tratou de um contato normal durante o jogo. Mais uma decisão errônea da arbitragem.
A Seleção Brasileira também teve um pênalti a seu favor. Na jogada, o lateral Carvajal puxou a perna de Galeno, resultando no gol de empate convertido por Paquetá. – Galeno tentava dominar a bola de costas para o gol, quando é surpreendido pelo toque de Carvajal, que agarra sua perna direita. Dessa vez, o pênalti foi muito bem assinalado. Dois pênaltis duvidosos e um gol para o Brasil.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo