Encontros nos dias 4, 5 e 6 de dezembro em Florianópolis (SC). Divulgar proposta do Novo PNE e discutir criação de rede de apoio técnico para elaboração dos planos estaduais e municipais.
Em busca de uma melhoria contínua na qualidade do ensino, o Ministério da Educação (MEC) organiza um encontro regional, visando fortalecer a cooperação técnica e fomentar discussões sobre os Planos Decenais de Educação que promovam uma educação de qualidade em todas as esferas, desde a educação infantil até a educação superior.
Esse encontro é uma oportunidade única para que os profissionais da educação básica e superior possam se reunir e trocar experiências, fortalecendo as redes de ensino e contribuindo para a melhoria dos processos educacionais. A educação é fundamental para o desenvolvimento de uma nação. E é por meio da educação que podemos construir um futuro mais justo e igualitário. Durante o evento, serão abordados temas relevantes relacionados à educação, como políticas públicas, inovação educacional e o papel da tecnologia na educação, visando aprimorar a qualidade do ensino e promover uma educação de excelência em todas as regiões do país. A educação é a base para o crescimento e o desenvolvimento de qualquer sociedade. Investir em educação é investir no futuro.
Fortalecendo a Educação: Encontro no Sudeste
O evento, organizado pela Secretaria de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino, tem como objetivo divulgar as propostas do Novo Plano Nacional de Educação 2024-2034, que tramita no Congresso Nacional por meio do Projeto de Lei nº 2.614/2024. Além disso, busca fortalecer a apropriação de dados e informações, realizar oficinas para promover a formação e a vivência dos participantes em relação à metodologia de planejamento e discutir uma Proposta da Rede de Apoio Técnico para Planos de Educação.
A ideia central é trabalhar com pessoas de todos os estados da Região Sul, reunindo representantes das instâncias atuantes na elaboração de um bom plano de educação nos estados e nos municípios. ‘Estamos reunindo grupos de trabalho nos estados para organizarem o processo de diagnóstico, de elaboração e de participação social, constituindo-se como uma espécie de grupo de governança para a construção dos planos decenais’, explicou o secretário da Sase, Maurício Holanda.
Para o coordenador-geral de Planos Decenais de Educação da Sase, Celso Vallin, ‘é preciso pensar no Brasil com o Plano Nacional da Educação, mas também pensar na educação que fazemos hoje e na que conseguiremos fazer daqui a 10 anos em cada estado e município desse país continental, levando em conta os diversos cenários e necessidades locais e buscando reduzir as desigualdades’.
Alvana Maria Bof, coordenadora-geral de Estudos Educacionais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ressaltou que a autarquia participa dos encontros apresentando dados e estatísticas que podem auxiliar os estados e municípios a realizarem seus diagnósticos e analisarem questões educacionais a serem consideradas no próximo plano decenal. ‘Os dados do monitoramento do PNE oferecem a possibilidade de se analisar como foi a evolução das 20 metas propostas, fornecendo informações relevantes sobre o caminho percorrido no último decênio e para a elaboração dos próximos planos decenais estaduais e municipais’, afirmou.
Participam do encontro dirigentes e secretários de educação municipais e estaduais, além de representantes do MEC, do Inep, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Fórum Nacional de Educação (FNE), dos Fóruns Estaduais de Educação de cada estado da região, dos Fóruns Municipais de Educação, da Rede de Intersetorialidade com a Educação da região, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (Foncede) e da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).
A reunião no Sudeste faz parte de uma série de encontros que serão realizados até dezembro deste ano nas cinco regiões do país. Haverá, ainda, encontros em todos os 26 estados e no Distrito Federal em 2025. A expectativa é que esse processo de apoio técnico resulte em uma sólida experiência de articulação com estados e municípios para monitorar os planos e fortalecer a Educação no país.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo