Empate polêmico entre Genk e Westerlo no Campeonato Belga gera investigação. Ministério Público Federal anuncia punições por jogo anti-desportivo.
Uma partida do Torneio do Campeonato Belga gerou controvérsia no país recentemente. A situação ocorreu entre Genk e Westerlo, que estavam empatados em 1 a 1 no final do jogo e decidiram trocar passes para gastar o tempo – a pontuação era vantajosa para ambos os times (confira o vídeo abaixo). O Ministério Público Federal da Bélgica se pronunciou sobre o caso e exigiu medidas punitivas para os atletas envolvidos.
A discussão sobre a conduta dos jogadores se espalhou rapidamente, gerando um grande debate sobre a ética esportiva no país. A atitude tomada por Genk e Westerlo durante a partida continuou sendo motivo de conversa entre torcedores e especialistas em futebol (saiba mais sobre o caso aqui). A controvérsia levantada pela situação promete continuar alimentando o debate por um bom tempo ainda.
.
Polêmica durante o jogo no Campeonato Belga
A controvérsia foi imediata após o jogo realizado em 17 de março no Campeonato Belga. No dia seguinte, o Westerlo emitiu um comunicado enfatizando sua repulsa ao que aconteceu em campo. Pouco depois, o treinador Rik de Mil foi demitido pela equipe. – É importante salientar que o Westerlo discorda totalmente da maneira como o jogo se desenvolveu nos últimos cinco minutos.
O Ministério Público Federal está investigando as circunstâncias que fogem ao controle do clube – conforme declarado no comunicado. Além de De Mil, outros envolvidos também serão punidos. O MP pediu a suspensão de dois jogos para ele e para o técnico do Genk, Wouter Vrancken, além dos capitães das equipes.
Todos os 21 jogadores presentes no momento do apito final – sendo que um atleta do Genk já havia sido expulso anteriormente – serão multados em mil euros (aproximadamente R$ 5 mil).
Outros dois jogadores, um de cada time, estão sob risco de sofrer punições mais severas, já que trocaram passes perto da grande área.
Desdobramentos da polêmica no Campeonato Belga
O Ministério Público classificou a falta de esportividade de todos os jogadores envolvidos. De acordo com o órgão, somente os treinadores poderiam ter evitado o espetáculo anti-desportivo que ocorreu, mas isso não foi feito – como reportado ao jornal ‘Sportza’. O Genk, com o ponto conquistado, garantiu sua vaga no playoff final do campeonato, junto com as seis melhores equipes.
Já o Westerlo, conseguiu escapar do playoff de rebaixamento.
Fonte: © GE – Globo Esportes
Comentários sobre este artigo