Pesquisadores recomendam substituir tempo em frente à televisão por atividade física e mais sono para envelhecimento saudável.
Trocar o tempo em frente à televisão por atividade física pode ser um passo importante para garantir um envelhecimento saudável. Segundo uma nova pesquisa, essa mudança está diretamente ligada a uma melhor qualidade de vida na terceira idade. O autor sênior do estudo, Molin Wang, destaca que a substituição do sedentarismo por movimento é fundamental para promover um envelhecimento saudável.
Além disso, investir em hábitos saudáveis contribui não apenas para o envelhecimento saudável, mas também para o bem-estar e a saúde em geral. Portanto, é essencial priorizar a prática de atividades físicas e cuidar da qualidade do sono para desfrutar de uma vida plena e ativa durante a terceira idade.
Estudo revela impacto do tempo em frente à televisão no envelhecimento saudável
Chan de Harvard descobriu que brasileiros que passam mais tempo nas redes sociais são os que têm ansiedade. Além disso, um estudo recente revelou que o maior tempo em frente às telas está associado à piora da dieta de adolescentes. O vício em internet também pode afetar o comportamento e desenvolvimento dos jovens.
Os resultados não são surpreendentes, pois muitos estudos mostram que comportamentos sedentários têm impactos significativos na saúde. Andrew Freeman, diretor de prevenção cardiovascular e bem-estar no National Jewish Health em Denver (EUA), destaca a importância de se manter ativo para um envelhecimento saudável.
Para este estudo, os pesquisadores analisaram dados do Nurses’ Health Study de mais de 45 mil pessoas com 50 anos ou mais em 1992, que estavam livres de doenças crônicas. Eles acompanharam por 20 anos as informações sobre o tempo que as pessoas passavam sentadas no trabalho, em casa e assistindo televisão, e suas horas em pé ou caminhando em casa e no trabalho.
O envelhecimento saudável foi definido como viver pelo menos até os 70 anos e manter pelo menos quatro domínios saudáveis. Cada duas horas adicionais assistindo TV foram associadas a uma redução de 12% nas chances de envelhecer de maneira saudável. Por outro lado, adicionar duas horas de atividade física leve no trabalho aumentou em 6% as chances de envelhecimento saudável.
Substituir uma hora assistindo TV por atividade física leve em casa ou no trabalho foi associado a melhores chances de envelhecimento saudável. Freeman ressalta que ficar vegetando em frente à televisão sempre parece estar associado a piores resultados. Ele destaca que quanto mais sentamos, mais problemas enfrentamos, especialmente à medida que envelhecemos.
Estudos anteriores mostraram uma relação entre o tempo passado sentado e a morte precoce por qualquer causa. O tempo sedentário na infância pode aumentar o risco de doenças cardíacas mais tarde na vida. Esses hábitos não saudáveis andam juntos, sendo a falta de movimento e a má alimentação frequentemente associadas ao sedentarismo.
Freeman enfatiza que o tempo sentado em uma mesa ou no sofá da sala tira oportunidades de se levantar e ser ativo. Ele destaca a importância de adotar uma rotina com atividade física moderada e vigorosa para garantir um envelhecimento saudável. É essencial combater o sedentarismo e priorizar o bem-estar e a saúde em todas as fases da vida.
Fonte: © CNN Brasil
Comentários sobre este artigo