Conheça os significados das letras das habilitações no Brasil e quem pode obtê-las. Carteira de habilitação: documento que autoriza a direção de veículos automotores e ciclomotores.
No Brasil, para conduzir veículos automotores de forma legal, é necessário possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Essa-documento pode ser obtido por indivíduos a partir dos 18 anos de idade, desde que realizem aulas teóricas e práticas, além de passar por provas rigorosas. Essas etapas são fundamentais para garantir a segurança no trânsito.
Com a Carteira de Habilitação em mãos, os condutores têm a liberdade de escolher entre diversos modelos de veículos, cada um com suas particularidades e usos específicos. Além disso, existem várias atividades que podem ser realizadas com esses veículos, desde o uso pessoal até o profissional, como transporte de carga ou passageiros. É importante lembrar que a Carteira Nacional de Habilitação é um documento pessoal e intransferível, e seu uso indevido pode resultar em sérias penalidades. A validade da carteira de motorista deve ser sempre verificada, pois seu vencimento pode acarretar multas e outros problemas legais.
Tipos de Categorias de CNH
A carteira nacional de habilitação é um documento fundamental para os motoristas brasileiros. Existem 5 tipos de categorias de CNH, com regras para obtenção diferentes, além de serem destinadas a usos específicos.
Para diferenciar cada tipo de categoria, elas foram nomeadas com letras, que vão do A ao E. Há ainda a ‘categoria’ ACC que não é exatamente uma habilitação, mas sim uma autorização para ciclomotores de duas ou três rodas, providos de um motor de combustão interna e cilindrada que não exceda a cinquenta centímetros cúbicos. Além disso, a velocidade máxima de fabricação não pode exceder a de 50 km por hora, o que faz com que as exigências para conseguir o documento sejam mais simples: 22 horas de aulas teóricas de temas como legislação, direção defensiva, primeiros socorros, meio ambiente, convívio social e noções de mecânica; 10 horas de aulas práticas.
Porém, ele tem validade por apenas 1 ano, sendo preciso uma renovação.
Categoria A
A carteira de motorista da categoria A permite dirigir veículos motorizados como motocicletas, motonetas e triciclos, além das 50 cc chamadas ‘cinquentinhas’, por possuírem 50 cilindradas. São necessárias 45 horas de aulas teóricas sobre as legislações de trânsito e mais 20 horas de aulas práticas antes do exame final, feito em motocicleta com, pelo menos, 120 cilindradas.
Categoria B
A carteira de habilitação da categoria B permite conduzir carros, picapes e vans, além de eventuais acoplamentos de reboque e semireboque. A categoria também contempla os motorhomes, mas com restrição a veículos com peso inferior a 6 toneladas, comportando ao máximo 8 passageiros. Para que o condutor conquiste a habilitação nesta categoria, é preciso cumprir 45 horas de aulas práticas e 20 horas de aulas práticas, assim como na categoria A.
Categoria C
A carteira nacional de habilitação da categoria C é mais abrangente do que a ‘B’, sendo possível dirigir veículos maiores como caminhões, caminhonetes e vans de carga, além dos carros, picapes e vans, também permitidos com esse tipo de habilitação. Contudo, essa categoria tem regras adicionais, como: ter 21 anos ou mais; 1 ano de experiência com a CNH B; não ter sido condenado por crime que vede a obtenção da CNH.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo