ONU alerta para fome iminente no norte da Faixa de Gaza. Mais de 2 milhões de palestinos podem enfrentar a fome até julho sem ajuda humanitária devido aos combates.
Um comboio com 332 toneladas de alimentos partiu do porto cipriota de Lárnaca com destino à Gaza neste sábado (30). As autoridades informaram que a chegada da ajuda humanitária está prevista para o início da próxima semana.
Os navios transportando suprimentos essenciais estão a caminho da Faixa de Gaza para auxiliar a população local em meio à crise humanitária. A comunidade internacional tem se mobilizado para garantir que a ajuda chegue às pessoas necessitadas, demonstrando solidariedade com a situação no território palestino.
Gaza: Alerta de Fome no Norte da Faixa de Gaza
A Organização das Nações Unidas alertou que a fome é iminente no norte da Faixa de Gaza, onde 300 mil pessoas estão encurraladas pelos combates entre as forças militares de Israel e o grupo terrorista Hamas.
Mais da metade da população de Gaza – de 2,3 milhões – poderá enfrentar a fome até julho.
O carregamento que partiu de Chipre é o segundo deste mês.
Combates e Ajuda Humanitária na Faixa de Gaza
Durante 17 anos, Israel impôs um bloqueio naval que impedia que embarcações como essa chegassem à Faixa de Gaza, mas o governo israelense permitiu ao menos esses dois carregamentos em março deste ano. A ajuda é fornecida pela instituição de caridade norte-americana World Central Kitchen (WCK) para palestinos que estão passando fome.
Os itens serão levados em um navio de carga e em uma barca rebocada por um navio de salvamento. Um rebocador transporta uma equipe de apoio. A viagem terá duração de cerca de 60 horas, disse uma autoridade do Chipre à Reuters. Em cooperação com Israel, as autoridades do Chipre estabeleceram um corredor marítimo para facilitar a chegada das cargas.
A WCK, que está ativa na Faixa de Gaza há meses, organizou a missão com a instituição de caridade espanhola Open Arms, com financiamento principalmente dos Emirados Árabes Unidos e apoio das autoridades cipriotas.
Construção de Cais na Faixa de Gaza
Na sua primeira missão, no início de março, a WCK construiu um cais improvisado com escombros para descarregar quase 200 toneladas de alimentos no local, que não possui instalações portuárias.
O comboio de sábado inclui duas empilhadeiras e um guindaste para auxiliar nas futuras entregas marítimas, além de uma equipe para operar o guindaste. Em paralelo, os Estados Unidos planejam construir um cais flutuante na costa de Gaza para receber ajuda.
A meta para conclusão da obra é 1º de maio, mas pode estar pronto por volta de 15 de abril, disse o presidente cipriota, Nikos Christodoulides, na noite de sexta-feira, citando informações obtidas com autoridades norte-americanas no início da semana. Por ora, os EUA estão entregando itens de ajuda humanitária via aérea. Veja no vídeo abaixo.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo