Apresentações gratuitas em dias e horários do almoço ampliam acesso da população a espetáculos, iniciativas que visam democratizar a cultura.
Portas abertas para a cultura. Esta é a mensagem principal que o Teatro Municipal do Rio de Janeiro quer passar para a população neste domingo (14), quando completa 115 anos. O Teatro Municipal do Rio é um dos locais mais emblemáticos da cidade, situado em um palácio no centro do Rio de Janeiro, oferecendo uma variedade de espetáculos para todos os gostos e idades.
A Casa de Espetáculos conhecida como Teatro Municipal é um verdadeiro tesouro cultural, proporcionando momentos inesquecíveis para os amantes da arte. Localizado em um palácio no centro da cidade, o Teatro Municipal do Rio é um ponto de referência para a cultura e a música na região. Não perca a oportunidade de vivenciar a magia do Teatro Municipal em sua programação especial e gratuita neste domingo!
Teatro Municipal do Rio: Um Espaço de Cultura e Inclusão
O Teatro Municipal do Rio comemora mais um aniversário com uma série de iniciativas que buscam ampliar o acesso da população à cultura. Tornou-se tradição oferecer espetáculos gratuitos ou com ingressos a preços simbólicos, além de apresentações em dias de semana, durante o horário do almoço, atraindo trabalhadores que transitam pela região da Cinelândia.
A presidente da fundação responsável pelo Teatro Municipal, Casa de Espetáculos, Palácio, no centro, Clara Paulino, destaca a importância de abrir as portas no dia 14 de julho com uma programação diversificada e gratuita, pois o Teatro Municipal do Rio de Janeiro pertence a todos. Neste ano, como o aniversário coincide com um domingo, a celebração está garantida.
O diretor artístico do Teatro Municipal do Rio, Eric Herrero, enfatiza a relevância da casa para a cultura local e nacional. Ele ressalta que o local foi palco de grandes artistas, como cantores, músicos e bailarinos renomados, e de projetos icônicos desenvolvidos por renomados diretores. Ligado à Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, o Teatro Municipal desempenha um papel fundamental na formação de profissionais das artes cênicas e visuais.
Além disso, o Teatro Municipal, Casa de Espetáculos, Palácio, no centro, contribui significativamente para a economia criativa do município e do estado, gerando empregos e estimulando o comércio local por meio da aquisição de materiais e insumos necessários para suas produções.
No dia do aniversário, o Teatro Municipal do Rio receberá a estreia da talentosa cantora lírica negra Lorena Pires, que integra o elenco da obra Il Trittico, de Giacomo Puccini. A presença de Lorena no palco do centenário edifício é um marco, especialmente em um ambiente historicamente dominado por artistas brancos.
Lorena Pires, vencedora do 2º Concurso de Canto Joaquina Lapinha na categoria Voz Feminina, destaca a importância de sua presença no Teatro Municipal do Rio como uma forma de representatividade para outras pessoas. Ela menciona suas referências, como a cantora lírica negra Maria D’Apparecida e a cantora americana Jessye Norman, que a inspiraram ao longo de sua carreira.
Para Lorena, subir ao palco do Teatro Municipal do Rio é a realização de um sonho de infância, onde ela, desde os cinco anos, cantava para uma plateia imaginária em seu quarto. Sua jornada até esse momento foi marcada por trabalho árduo, estudo e superação de obstáculos, ressaltando a importância de oportunidades para que novos talentos possam brilhar.
Fonte: @ Agencia Brasil
Comentários sobre este artigo