Ilha de Taiwan é peça fundamental na cadeia global de chips; entretanto, fabricantes menores enfrentam desafios com desligamentos automáticos.
Os terremotos são fenômenos naturais que ocorrem devido à liberação de energia acumulada nas placas tectônicas da crosta terrestre. Esses eventos podem causar movimentos bruscos no solo, resultando em tremores intensos. Os terremotos podem ter diferentes magnitudes, sendo alguns mais brandos e imperceptíveis, enquanto outros podem causar grande destruição, como o terremoto de 2010 no Haiti.
A abalação é um processo que ocorre durante um terremoto, no qual o solo é deslocado de forma abrupta, causando impactos na superfície terrestre. Essa movimentação pode resultar em rupturas das camadas do solo e deslocamentos de massa, podendo desencadear deslizamentos de terra e alterações na topografia local. Durante a abalação, edifícios e estruturas podem sofrer danos severos, aumentando os impactos do terremoto na região afetada.
Terremoto em Taiwan pode afetar fornecimento de componentes eletrônicos
Pequim (Reuters) – O maior terremoto ocorrido em Taiwan em pelo menos 25 anos provavelmente restringirá o fornecimento de componentes eletrônicos, como telas e chips, segundo analistas, à medida que fabricantes na ilha tentam restaurar operações de instalações afetadas.
Impactos do terremoto na indústria de manufatura de chips na ilha
O terremoto de magnitude 7,2 atingiu a costa leste de Taiwan, perto do condado de Hualien, na manhã de quarta-feira, e matou 10 pessoas e ferindo mais de 1.000. A ilha desempenha um papel de grande importância na cadeia global de fornecimento de chips, pois abriga a maior fabricante de microprocessadores do mundo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co. (TSMC), que fornece chips para empresas como a Apple.
Os fabricantes de Taiwan têm reforçado suas fábricas contra terremotos há décadas e muitos usam sistemas de desligamento automático para minimizar os danos à produção e às ferramentas, disseram analistas. ‘Para muitas das ferramentas que entram em desligamento automático, pode levar no máximo 36 ou 48 horas para trazê-las de volta e requalificá-las’, disse Dan Hutcheson, vice-presidente da empresa de pesquisa canadense TechInsights.
Reações dos fabricantes de chips de Taiwan ao terremoto
Embora a maioria de suas instalações não esteja próxima ao epicentro do terremoto, muitas das empresas disseram que esvaziaram algumas de suas fábricas e fecharam algumas instalações para inspeções. A TSMC disse na quarta-feira que o trabalho em seus locais de produção será retomado após as inspeções, enquanto as instalações afetadas devem reiniciar a produção durante a noite.
A companhia disse que a recuperação geral das ferramentas de suas instalações de fabricação de chips atingiu mais de 70% dez horas após o terremoto, com novas fábricas atingindo mais de 80%. A Nvidia, cujos chips de inteligência artificial são fabricados pela TSMC, disse que consultou seus parceiros de produção e que a empresa não espera interrupções na cadeia de suprimentos devido ao terremoto.
Preocupações com os preços e o futuro da produção de chips
Os analistas do Barclays disseram que algumas fábricas de semicondutores altamente sofisticadas precisam operar ininterruptamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, em um estado de vácuo, por várias semanas, e as paradas interromperiam o processo, aumentando a pressão sobre os preços no setor. Isso poderia se espalhar e causar um ‘soluço de curto prazo’ na fabricação de produtos eletrônicos, disseram eles.
A empresa de pesquisa TrendForce espera que as remessas de telas para aparelhos de televisão também sejam afetadas, uma vez que os fabricantes já estão operando com capacidade quase total em todo o mundo para atender uma demanda sólida e que o terremoto provavelmente reduzirá os suprimentos.
Fonte: @ Info Money
Comentários sobre este artigo