13 mil candidatos concorrem a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação, avaliados por provas comuns e específicas das áreas, pela Comissão Permanente dos Vestibulares da Unicamp.
Vestibular 2025: Conheça os detalhes das provas da 2ª fase
Nesta segunda-feira (2), a Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) realiza o segundo dia de provas da 2ª fase do Vestibular 2025. Dessa vez, serão realizadas as provas de habilidades específicas, que abrangem concorrentes das áreas de saúde, tecnologia e artes. Essas provas têm como objetivo avaliar as habilidades e conhecimentos específicos de cada área, além de testar a capacidade de raciocínio e resolução de problemas dos candidatos.
Os candidatos que participam da 2ª fase do Vestibular 2025 devem estar preparados para enfrentar um desafio ainda maior do que na 1ª fase. Além das provas de habilidades específicas, eles também precisarão passar por uma seleção rigorosa, que inclui a análise de seus currículos e a realização de entrevistas. É importante que os candidatos estejam bem preparados e confiantes para enfrentar essa etapa do processo seletivo.
Provas de habilidades específicas: Veja os detalhes
As provas de habilidades específicas serão realizadas nas seguintes áreas:
* Saúde: Medicina, Enfermagem, Odontologia, etc.
* Tecnologia: Engenharia, Ciência da Computação, Matemática, etc.
* Artes: Música, Teatro, Dança, Artes Visuais, etc.
Entenda o que é permitido e o que não é permitido levar para o Vestibular
A segunda fase do Vestibular Unicamp começou no dia 30 de janeiro. Os candidatos fizeram as provas comuns, que incluem redação, língua portuguesa, literatura, língua inglesa e ciências da natureza. Essa etapa conta com 13.011 candidatos concorrendo a 2.537 vagas em 69 cursos de graduação.
Para essa etapa, os candidatos devem levar documento de identidade original, caneta preta, lápis preto, borracha e garrafa de água. Também é permitido levar sucos, chocolates e alimentos leves. No entanto, é vedada a utilização de aparelhos celulares, relógios de qualquer tipo, quaisquer outros equipamentos eletrônicos, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, bandana/lenço, boné, chapéu e outros materiais estranhos à prova.
Segunda fase do Vestibular Unicamp
As avaliações da segunda fase têm uma parte comum para todos os candidatos e uma parte diversificada, de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido em 1ª opção. Cada questão dissertativa vale quatro pontos, cada uma contendo dois itens, valendo dois pontos cada. As questões são dissertativas.
A segunda fase será realizada nas seguintes cidades: Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. Fora do Estado de São Paulo, receberam as provas do Vestibular Unicamp seis capitais: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Recife e Salvador.
As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão realizadas entre os dias 11 e 13 de dezembro, somente em Campinas.
Fonte: © G1 – Globo Mundo
Comentários sobre este artigo