No Brasil, o verão é a estação mais quente que começa em 21 de dezembro e termina em 20 de março. É marcado por dias de calor excessivo, ondas quentes e a substituição das músicas natalinas por ritmos dançantes em uma playlist com canções de verão.
O verão começa oficialmente em 21 de dezembro. Para quem adora o calor, é um período de festa. Para quem não suporta, é um motivo de reclamação.
A estação do verão é conhecida por ser a mais quente do ano, mas também pode ter dias de muito calor e noites mais amenas. Além disso, é também a época do solstício de verão, que geralmente ocorre em 21 de dezembro. É um período em que o sol fica mais alto no céu, resultando em dias mais longos e noites mais curtas.
O Verão Está Chegando: Entenda o Fenômeno que Marca a Estação Mais Quente do Ano
O verão é a estação mais aguardada do ano para muitos brasileiros. Com o fim de dezembro, as músicas natalinas dão lugar a ritmos dançantes e animados que anunciam a chegada do verão. A estação mais quente do ano é tão especial que se tornou tema de diversos hits nacionais e é aguardada ansiosamente por boa parte dos brasileiros.
Uma das músicas mais famosas da MPB foi lançada justamente em janeiro, o único mês do ano em que o verão é soberano: ‘Vem chegando o verão / O calor no coração’, canta Marina Lima em ‘Uma Noite e 1/2’. Essa música é apenas uma das muitas que falam do verão e que podem ser incluídas em uma playlist especial para a estação.
O Início do Verão: Um Fenômeno Chamado Solstício de Verão
O próximo verão no Brasil começa às 06h20 do dia 21 de dezembro e termina no dia 20 de março de 2025. A estação substitui a primavera e, depois, dá lugar ao outono. No entanto, essa data pode mudar a cada ano devido ao solstício de verão.
O solstício de verão é o momento em que o Sol atinge a sua posição mais alta no céu. Nesse fenômeno, a inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol é máxima, resultando no dia mais longo do ano. Esse período é diferente nos hemisférios Norte e Sul do Planeta. Enquanto as decorações natalinas de alguns países remetem aos dias frios e à neve, no Brasil, o período é de maior calor.
O Verão de 2025: Mais Chuvas e Menos Dias de Calor Excessivo
O verão de 2025 vai ser mais quente? Os brasileiros podem ficar mais tranquilos em relação as temperaturas durante todo o verão de 2025: não teremos recorde de calor. Finalmente, as ondas quentes, que marcaram o verão passado, não deverão se repetir.
Para 2025, a dica é sair de casa com o guarda-chuva e o filtro solar na bolsa. Isso porque, ao invés do calorão, a maior parte do País poderá sofrer com oscilação de temperatura e chuvas. De acordo com o Climatempo, o motivo é falta de fenômenos como o La Niña e o El Niño.
Os dias quentes continuarão presentes no verão de 2025, claro, seguidos de outras semanas mais amenas. O Rio de Janeiro, conhecido pelos seus ’40 graus’ durante todo o ano, pode sofrer com chuvas. O Climatempo prevê que toda a região Sudeste enfrente um verão mais chuvoso, sem tantos dias de calor excessivo.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo